Notícias da Diocese › 16/07/2021

Arquidiocese de São Luís prepara festa de acolhida do novo arcebispo

No dia 18 de julho, às 18h, a Arquidiocese de São Luís realiza a posse de seu novo arcebispo, Dom Gilberto Pastana

“Venha o teu reino” (Mt 6, 10a). Com este lema, a Arquidiocese de São Luís acolhe o novo arcebispo, dom Gilberto Pastana, com celebração no domingo (18), às 18h. A cerimônia será restrita a convidados e acontece no Parque São João Paulo II (Aterro do Bacanga), na capital maranhense, com transmissão pela Rádio Educadora 560 AM, canal no YouTube da Arquidiocese de São Luís e TV Nazaré.

Em nota, a presidência do Regional Nordeste 5, deu boas vindas ao novo arcebispo. “Fazemos votos que Dom Gilberto, possa realizar um fecundo pastoreio entre nós, fortalecendo a comunhão existente no episcopado e, ajudando a criar no Regional cada vez mais uma Igreja com rosto amazônico incentivado pelas orientações do Sínodo para Amazônia e seus desdobramentos atuais na Igreja”.

Conheça Dom Gilberto Pastana:

Dom Gilberto Pastana é paraense de Boim. Nasceu em 29 de julho de 1956. Estudou Filosofia na Universidade Federal do Pará e no Instituto de Pastoral Regional (IPAR), onde também cursou Teologia.

Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 27 de julho de 1985, na Paróquia Cristo Libertador de Santarém (PA). Dom Gilberto Pastana Oliveira é mestre em Teologia Espiritual pela Faculdade Teresianum, em Roma.

Imperatriz (MA):

Dom Gilberto Pastana foi nomeado bispo de Imperatriz (MA) pelo Papa Bento XVI, em 3 de agosto de 2005. Foi ordenado no dia 28 de outubro daquele ano, na Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Santarém (PA). Escolheu como lema episcopal “Venha o teu reino (Mt 6, 10a)”. A posse foi no dia 13 de novembro.

Durante seu ministério em Imperatriz, dom Gilberto serviu ao Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como referencial para Liturgia, para as CEBs e os leigos, de 2005 a 2016. E entre 2010 e 2015, foi presidente do Regional.

Crato (CE):

Em 18 de maio de 2016, o Papa Francisco o nomeou bispo coadjutor da diocese de Crato. Sua apresentação aconteceu na Sé, Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato, no dia 17 de julho de 2016. Dom Gilberto exerceu o ofício de bispo coadjutor até sua nomeação como bispo diocesano, em 28 de dezembro de 2016.

No vídeo abaixo, preparado pela Arquidiocese de São Luís, as crianças Carina e Marcos dão as orientações para a celebração de acolhida, confira: