Notícias da Diocese › 11/07/2022

Assembleia eletiva dos diáconos permanentes NE5 encerrou neste domingo (10/07) em São Luís (MA)

(Fotos: Assessoria Diáconos Permanentes do Regional NE5)

Encerrou neste domingo, 10/07, a 21ª Assembleia Regional dos Diáconos Permanentes NE5 (ARDP), que esteve desde sexta-feira, dia 08/07, reunida no Centro de Retiro Oásis, bairro Anil, São Luís (MA), com o tema: “A proposta sinodal e a unidade diaconal em tempos de pandemia”. No final do encontro, foi definida a data da próxima Assembleia dos Diáconos Permanentes do Regional NE5, acontecerá de 21 a 23 de julho, na Diocese de Zé Doca.

O encontro teve como assessor dom Sebastião Bandeira, presidente do Regional NE5 e contou com a presença de dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão e bispo referencial da Comunicação no Regional.

Participaram da Assembleia 48 diáconos permanentes, 24 deles acompanhados por suas esposas, que tiveram, inclusive, formações dedicadas a elas, sendo ministrada pelo presidente do Regional NE5, dom Sebastião Bandeira. A Arquidiocese de São Luís do Maranhão, foi a primeira diocese no Brasil a realizar encontros unicamente dedicado às esposas dos diáconos permanentes (onde somente elas participavam), desde a primeira turma de diáconos permanentes da Arquidiocese (turma 2012).

Além dos dois bispos do Regional, oito das 12 dioceses estiveram representadas: Arquidiocese de São Luís do Maranhão, Bacabal, Coroatá, Caxias do Maranhão, Grajaú, Pinheiro, Viana e Zé Doca.

Eleição da nova presidência da Comissão Regional dos Diáconos Permanentes do Regional NE5

Durante a Assembleia aconteceu a eleição e posse da nova gestão da comissão regional dos diáconos permanentes do Regional NE 5, triênio 2022-2025. Foi eleito para este novo período como presidente, o diácono permanente George Castro, da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, paróquia Santa Paulina. E como vice-presidente, o diácono permanente José de Ribamar Silva (Zeca), da Diocese de Viana.

Compõe a nova gestão da comissão:

1º Secretário: Thiago De Sousa Ribeiro Neto, Diocese de Bacabal.

2º Secretário: Pedro de Jesus Nunes Silva Filho, Arquidiocese de São Luís do Maranhão.

1º Tesoureiro: José Givanildo da Silva Sousa, diocese de Caxias do Maranhão.

2º Tesoureiro: José Armando Gomes, Caxias do Maranhão.

(Comissão regional dos diáconos permanentes anterior 2019-2022)

Diácono George Castro: veterinário, blogueiro, cantor e novo presidente da Comissão Regional dos diáconos permanentes do Regional NE 5

O novo presidente da Comissão Regional dos Diáconos Permanentes da Igreja do Maranhão, diácono George Henrique dos Santos Castro, 53 anos, exerce a diaconia na Arquidiocese de São Luís do Maranhão, paróquia Santa Paulina, Forania Nossa Senhora de Nazaré.

(Diácono George Castro e sua esposa, Adriana Castro)

Veterinário, servidor público, cantor e blogueiro, o diácono permanente diácono George Castro foi ordenado na primeira turma de diáconos permanentes da Arquidiocese, em 2012, por ocasião dos 400 anos da Arquidiocese. Nesse mesmo ano, em virtude da ordenação, diácono George Castro compôs a letra e melodia da primeira canção dedicada aos diáconos permanentes do Brasil, com o título “Diácono de Jesus”. A interpretação da música é feita pelo diáconos George Castro, em conjunto com os diáconos Flávio Rodrigues, diácono William Guimarães, capelania militar, e arranjos do maestro, Diácono Celso Bastos, também do ordinário militar, todos da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.

Em 2013, a música foi apresentada na Assembleia Nacional dos Diáconos Permanentes, Florianópolis (SC), concorrendo como Hino Nacional dos Diáconos Permanentes do Brasil. Ano passado (2021), a música ganhou forma de videoclipe, com participação da filha de um dos diáconos permanentes, a música flautista Vitória Admêe Bastos, membro da comunidade de vida, consagrada na Comunidade Católica Shalom.

MÚSICA “DIÁCONO DE JESUS”

Letra e melodia: Diácono permanente George Castro

Arranjos: Diácono permanente Celso Bastos

Participações: Diácono permanente Flávio Ayrton e Diac. Wlliam Guimarães.

Flauta: Vitória Admêe.

Diácono George é casado com a farmacêutica Adriana de Freitas Faria Castro, membro da comissão arquidiocesana da Pastoral Catequética de São Luís (MA), há 24 anos, com quem tem dois filhos, Pedro Henrique de Freitas Faria Castro, 20 anos e Rafaela Gianna de Freitas Faria Castro, 13 anos.

Amanhã, 11/07, o casal está fazendo memória do dia do nascimento da família, com a união matrimonial dos dois que aconteceu no dia 11 de julho de 1998. Com a celebração, diácono George celebra a nova fase da missão assumida em família.

Para falar sobre o processo eletivo deste final de semana e sobre os encaminhamentos da Assembleia, diácono George Castro estará no estúdio da Rádio Educadora nesta segunda-feira, 11/07, às 10h. Acompanhe pela sintonia 560Khz de seu rádio, pelo aplicativo da rádio ou pelo site.

Fonte:
Arquidiocese de São Luís