Notícias da Diocese › 18/07/2024

Atividades de pastorais e movimentos mantém evangelização no Regional Nordeste 5 fortalecida

O último final de semana, de 12 a 14 de julho, foi marcado por quatro grandes eventos em nível de regional e nacional. As pastorais da Comunicação e Familiar, o movimento Apostolado da Oração, e campista da diocese de Carolina estiveram reunidos e garantiram uma abrangência de conhecimento, oração e fortalecimento da missão pastoral.

Encontro Nacional da Pascom

Os comunicadores do Maranhão estiverem presentes no 8º Encontro Nacional da Pascom, que aconteceu de 12 a 14 de julho, em Aparecida (SP). Do Regional Nordeste 5, foram 16 representantes, incluindo dom Gilberto Pastana, arcebispo do São Luís do Maranhão e referencial para a comunicação; e o padre Jandeilson, assessor eclesiástico da Pascom Maranhão.

“É uma alegria imensurável. Somos muitos e todos ligados a uma mesma pastoral, que é justamente a pastoral que interliga as demais pastorais da Igreja. É um grande desafio que temos nas mãos, pois estamos trabalhando na edificação do Reino”, afirmou padre Jandeilson.

5º Congresso da Pastoral Familiar

A Pastoral familiar do Regional Nordeste 5 realizou de 12 a 14 de julho seu 5º Congresso Regional. O evento aconteceu na cidade de Santa Inês, na diocese de Viana, contou com a participação de cerca de 500 agentes das 12 dioceses do Maranhão.

O Congresso teve a presença dos bispos: dom Evaldo Carvalho, bispo da diocese anfitriã; dom Armando Martinez, bispo da diocese de Bacabal e referencial para as famílias no regional Nordeste 5. O casal coordenador nacional Alisson e Solange Ashila; e os padres assessores eclesiásticos das dioceses.

“Força, ânimo, não é fácil. Os desafios aumentam e, triplicam todos os dias , mas se nós temos disposição, se nós fazermos o encontro com o Senhor, deixamos de ser servos de tudo aquilo que nos cerca e estabelecemos uma relação de amizade com Ele, nós conseguimos, nós teremos força para levar a pessoa que eu encontro com dificuldade, precisando, às vezes só de ser ouvido, eu consigo encaminhá-lo para o caminho da verdade, para o caminho da Igreja, para o caminho daquilo que for necessário. Às vezes é só uma necessidade física e nós podemos ajudar”, afirmou Alisson.

Concentração do Apostolado da Oração

A diocese de Brejo acolheu no domingo (14/07), na paróquia Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição, em Brejo/MA, o 28º Encontro Estadual do Apostolado da Oração.

Participaram representantes das 12 diocese do Regional Nordeste 5 e durante todo o dia houve apresentações, palestras, louvores, recitação do Santo Terço e Adoração ao Santíssimo.

Dom Jose Valdeci, bispo de Brejo, que esteve durante toda a madrugada acolhendo as caravanas, presidiu a Santa Missa de encerramento do encontro em frente à Igreja Catedral de Brejo.

A diocese que acolherá o 29º Encontro Estadual já foi escolhida e será a diocese de Viana, na cidade de Viana, no dia 13 de julho de 2025.

“Salvos pela Cruz”

De 10 a 14 de julho 2024 aconteceu o I Acampamento Interdiocesano (Carolina/Imperatriz), no Recanto do amor de DEUS, sítio diocesano. Esta primeira edição teve como tema “Salvos pela cruz”, e contou com a presença do bispo diocesano, dom Francisco Lima que celebrou a Santa Missa de encerramento.

Foram cinco dias da vivência do amor de Deus com o apoio de uma grande equipe de trabalho, chamados de servos amigos de Jesus, que estavam em um total de 578. E, pela vivenciando pela primeira vez, 204 novos campistas.

O Sítio Diocesano Recanto do amor de Deus está localizado na área rural de Estreito MA (16km), na diocese de Carolina (MA), e é coordenado pelos padres Luzimar Moura e Domingos Guimarães.