Bispos do Regional NE 5 elegem nova presidência para o quadriênio 2023-2027

O Regional Nordeste 5 da CNBB elegeu nesta quarta-feira (26/4) sua presidência para o quadriênio 2023-2027, durante a 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O novo presidente é dom Gilberto Pastana, arcebispo da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, a vice-presidência será assumida por Dom Sebastião Lima Duarte, bispo da Diocese de Caxias do Maranhão, e Dom Francisco Lima Soares, bispo de Carolina, será o novo secretário.

A Igreja no Maranhão agradece o trabalho daqueles que assumiram a presidência no quadriênio 2019-2023: Dom Sebastião Bandeira, bispo da Diocese Coroatá – presidente; Dom João Kot, bispo da Diocese de Zé Doca – vice-presidente e Dom Rubival Cabral Britto, bispo da Diocese de Grajaú – secretário.

Histórico do Regional NE5

Dom Sebastião Bandeira esteve na presidência do Regional Nordeste 5 da CNBB entre os anos de 2019 a 2023. Entretanto, já exerceu as funções de vice presidente (2010-2015) e secretário (2015-2019).

Martha Isabel Bispo é a sétima secretária executiva do Regional Nordeste 5, assumiu o secretariado, a partir de 2013, em substituição a padre Adalberto Vanzella, natural de Taubaté (SP), que assumiu o secretariado em 2007.

O Secretariado Regional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, no Maranhão, é sediado na capital São Luís (MA), e é o órgão executivo permanente a serviço do episcopado e das diversas pastorais e organismos da Igreja Católica no Maranhão. Ao Secretário Executivo compete a direção administrativa e financeira do Secretariado Regional.

Histórico do novo presidente do Regional NE5

Nascido no dia 29 de julho de 1956, dom Gilberto Pastana é Santarense, do povoado de Boim, região de Tapajós, oeste do estado do Pará. Graduou-se em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), e em Teologia pelo Instituto de Pastoral Regional (IPAR). Recebeu o título de mestre em Teologia espiritual pela Faculdade Teresianum, em Roma.

Sua ordenação presbiteral se deu no dia 27 de julho de 1985, na Paróquia Cristo Rei. Em 03 de agosto de 2005, foi nomeado bispo da Diocese de Imperatriz (MA), com o lema episcopal “Venha do teu Reino” (Mt 6, 10a). Em seu ministério episcopal em Imperatriz, esteve atuando como referencial para Liturgia, para as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e para os leigos, de 2005 a 2016. E 2010 e 2015, foi o Presidente do Regional NE5.

Ordenado bispo, em 28 de outubro de 2005, na Catedral Nossa Senhora da Conceição de Santarém (PA). Assumiu como bispo diocesano da Diocese de Imperatriz (MA) em 13 de novembro de 2005.

Foi nomeado bispo coadjutor para a Diocese de Crato (CE) em 18 de maio de 2016, e a sua apresentação ao povo ocorreu em dia 17 de julho do mesmo ano em Crato.

Em sua atuação na CNBB, em nível de Brasil, dom Gilberto esteve atuando na construção do texto do documento nº 100 da CNBB, “Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia. A conversão pastoral da Paróquia”.

Assumiu como bispo diocesano da Diocese de Crato (CE), em 28 de dezembro de 2016. Em 02 de junho de 2021 foi nomeado arcebispo da Arquidiocese de São Luís e tomou posse em 18 de julho de 2021, no Parque São João Paulo II.

No Regional Nordeste 5, dom Gilberto Pastana é referencial para a Pastoral da Comunicação.