Notícias da Diocese › 04/08/2022

CARTA AOS PADRES – Mensagem para o dia do Sacerdote

Mensagem para o dia do Sacerdote
Festa do Santo Cura d’Ars – Viana (MA), 04 de agosto de 2022

Caros irmãos sacerdotes: Feliz dia do padre!

Neste dia em que celebramos o testemunho de São João Maria Vianney, o Santo Cura d’Ars, padroeiro dos padres, quero agradecer-lhes pelo serviço de amor quotidiano manifestado em vossa dedicação e zelo pastoral. Aproveito a oportunidade para cumprimenta-los e compartilhar uma pequena, mas profunda mensagem.

O sacerdócio é um mistério de amor, nele Jesus continua presente no mundo. Parafraseando o Papa Emérito Bento XVI, ao encerramento do Ano Sacerdotal, em 11.06.2010, o sacerdote não é simplesmente alguém que ocupa um cargo, como aqueles que toda sociedade precisa para que certas funções possam ser cumpridas nela. Pelo  contrário, o sacerdote faz o que nenhum ser humano pode fazer por si mesmo:

– Ele pronuncia em nome de Cristo a palavra de absolvição dos nossos pecados, mudando assim, a partir de Deus, a situação da nossa vida;
– Ele pronuncia sobre as oferendas do pão e do vinho as palavras de ação de graças de Cristo, que são palavras de transubstanciação, palavras que o tornam presente, o Ressuscitado, Seu Corpo e Seu Sangue, transformando assim os elementos do mundo;
– São palavras que abrem o mundo a Deus e o unem a Ele.

Portanto, o sacerdócio não é um simples “ofício”, mas um sacramento: Deus se serve de um homem com suas limitações para, por meio dele, estar presente entre os homens e agir em seu favor. Esta audácia de Deus, que se abandona nas mãos dos homens; que, mesmo conhecendo nossas fraquezas, considera os homens capazes de agir e aparecer em seu lugar, essa audácia de Deus é realmente a maior grandeza que está escondida na palavra “sacerdote”.

Agradeço-vos vossa generosidade e boa disposição em servir nossa amada Diocese de Viana! Obrigado por emprestar vossos olhos para que Deus continue olhando, vossos ouvidos para que Ele continue escutando e vossa boca para que Ele continue falando!

Dia muito feliz, porque não há nada mais bonito do que ser padre! Que São João Maria Vianney, interceda por vós para que Jesus, o Bom Pastor, vos dê um coração semelhante ao dele!

Um grande cordial e carinhoso abraço, e sob os cuidados de Nossa Senhora da Conceição, deixo-vos a minha bênção!

+ Evaldo Carvalho dos Santos, CM
Bispo diocesano de Viana (MA)

Clique aqui para acessar a carta original