Notícias da Diocese › 28/08/2023

Certos de sua vocação, comunicadores católicos do Maranhão finalizam Encontro Regional

Durante três dias e com a presença dos bispos, dom Valentim e dom Gilberto, comunicadores do Maranhão reuniram-se para estudo e planejamento dos próximos quatro anos da comunicação no Maranhão

Reunidos na Diocese de Balsas, comunicadores do Regional Nordeste 5, a Igreja no Maranhão, refletiram o eixo produção, um dos quatro eixos que norteia a Pastoral da Comunicação no Brasil. O Encontro Regional da Pastoral da Comunicação contou com a presença de nove das 12 diocese do Maranhão.

De acordo com o coordenador da Pascom de Balsas, Vinícius Santos, a alegria foi o sentimento que evidenciou esses meses de preparação para o Encontro. “Foram dois meses intensos de preparação para poder acolher cada comunicador, cada comunicadora que veio participar do encontro em nossa diocese. Fomos atrás de parcerias para que as coisas pudessem de fato acontecer da melhor forma possível para que a gente pudesse acolher com muita alegria a todos”, afirmou.

À luz da temática “Produtos de Comunicação: instrumentos de evangelização e transformação social”, e do lema “Um só corpo, um só espírito, uma só esperança, a de vossa vocação” (Cf. Ef. 4,4), os comunicadores foram expostos a conteúdos formativos e de planejamento.

Dom Valentim Meneses abriu a programação formativa do encontro

Dom Valentim Meneses, bispo de Balsas, foi responsável por transmitir aos comunicadores a mensagem por trás do lema do encontro, e aprofundou que a vocação supõe missão. “A Igreja Católica tem o melhor produto do mundo, Jesus Cristo, sua proposta e seu projeto. A questão está em como vendemos, fazemos e comunicamos nosso produto”, alertou dom Valentim.

Lançamentos

Dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão e referencial para a Pastoral da Comunicação no Regional Nordeste 5, mostrou aos comunicadores dados sobre a Igreja no Maranhão e convidou os comunicadores a refletir sobre a importância de seu trabalho pastoral.

Na oportunidade, juntamente com a assessoria de comunicação do Regional Nordeste 5, fez o lançamento do Instagram oficial do Regional Nordeste 5.

Já no sábado, 26, a atualização do diretório de comunicação da Igreja no Brasil foi pauta. Ricardo Alvarenga, jornalista e membro do Grupo de Reflexão sobre Comunicação da CNBB, destacou, sobretudo, os quatro aspectos principais apresentados no Diretório.

“Eu convido todos os comunicadores a conhecerem a atualização desse diretório para que possam aprofundar e ampliar ainda mais as suas práticas levando a comunicação da igreja para uma comunicação que evangeliza, mas também que transforma e gera incidências dobre a sociedade”, ponderou Ricardo Alvarenga.

Ricardo Alvarenga apresentou a Atualização do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil

Na ocasião, Ricardo Alvarenga lançou aos presentes o seu livro “A Comunicação da Igreja Católica na América Latina: o que nos ensinam os Documentos do Celam”, que demonstra como o catolicismo, na América Latina, tratou a temática da comunicação e de que forma os meios de comunicação foram sendo utilizados e interpretados pela Igreja ao longo dos anos.

Anúncios

No último dia do Encontro Regional da Pascom, após um momento de escuta e partilha das dioceses, houve o momento dos anúncios, entre eles a diocese que acolherá o 1º Muticom do Maranhão. Uma nova atividade no âmbito regional da Pastoral da Comunicação que vai acontecer na Diocese de Imperatriz.

A escolha da diocese que receberá o próximo Encontro Regional da Pastoral da Comunicação foi feita pelos coordenadores diocesanos ainda na sexta-feira, 25, e divulgada, como de costume, no último dia do Encontro. Sendo assim, a Diocese de Bacabal vai acolher em 2025, o novo Encontro Regional da Pascom.

Na ocasião, foi divulgado a nova coordenação regional que assume a coordenação da Pastoral da Comunicação no Maranhão nos próximos quatro anos, a saber:

• Vinícius Santos, da Diocese de Balsas;

• Elsilene Silva, da Diocese de Grajaú;

• Dayane Pereira, da Diocese de Bacabal

“Tive a graça de ser eleito o novo coordenador regional. É um desafio que nós aceitamos com muito amor e confiantes na iluminação do Espírito Santo que vai iluminar a nossa caminhada nesses próximos quatro anos, e claro conto com a parceria de todos os coordenadores e coordenadoras diocesanos e todos os agentes de comunicação do Maranhão”, confirmou Vinícius Santos, eleito novo coordenador regional da Pascom para o quadriênio 2024/2027.

Na sequência: Vinícius Santos, Paulo Victor, Edvaldo Teixeira, Dayane Pereira e Elsilene Lima

Em plena pandemia, no ano de 2020, Paulo Victor assumia a coordenação da Pascom Maranhão; e, posteriormente somou-se a ele: Edvaldo Teixeira, Vinícius Santos, Rosângela Garcês (Duda) e Elsilene Silva. Equipe que agora se desfaz na certeza de que fez o melhor pela comunicação da Igreja no Maranhão nos últimos quatro anos.

“Agradeço aos bispos, agradeço aos coordenadores diocesanos por este período de comunhão e de trabalho colaborado. Deixo as minhas preces, a disposição à nova coordenação que assumirá a Pastoral da Comunicação para o próximo quadriênio. Continuem esse caminho frutífero, que Deus os abençoe e os dê coragem e perseverança, pois comunicação é vocação”, Paulo Victor.

O Encontro Regional da Pascom 2023 foi encerrado com a santa missa, registro oficial e envio dos comunicadores à missão diocesana.

Pascom Regional NE5