Notícias da Diocese › 11/05/2020

COMO ACALMAR A ANSIEDADE DA SUA MENTE

Se você está ansioso (a) agora, siga o conselho de um mestre espiritual, São Francisco de Sales

Ansiedade pode facilmente prejudicar nossa vida, levando-nos à tristeza e, em alguns casos, ao desespero. Como podemos lidar com um sentimento tão intenso, especialmente quando eventos externos perturbam tudo?

São Francisco de Sales, um mestre espiritual do século XVII, explicou como resolver a ansiedade da mente, em seu livro Introdução à Vida Devota. Ele começa explicando os efeitos negativos desse sentimento.

A ansiedade da mente não é tanto uma tentação abstrata, como a fonte de onde surgem várias tentações. A tristeza, quando definida, é o sofrimento mental que sentimos por causa de nossos sofrimentos involuntários; se o mal é exterior, como pobreza, doença ou desgraça; ou interior, como ignorância, depressão ou tentação. A alma, estando consciente de alguns desses problemas, sente o impacto, e assim o problema se instala.

Ele acreditava que uma das chaves para acalmar uma mente ansiosa é confiar no poder de Deus, e não no nosso.

Se alguém se esforçar para ser libertado de seus problemas por amor a Deus, ele se esforçará pacientemente, gentilmente, humildemente e com calma, procurando por libertação, antes, para a bondade e a providência de Deus do que para seu próprio benefício ou pelo seu próprio esforço.

Infelizmente, quando tentamos sair da ansiedade por conta própria, ficamos facilmente frustrados com a falta de resultados.

[A pessoa se torna] extremamente impaciente e perturbada, o que não cura as coisas, mas, pelo contrário, as torna piores, e então ela entra em um estado irracional de ansiedade e angústia, até que começa a imaginar que não há cura para seus problemas.

Assim você vê como um distúrbio, no início, gera ansiedade, e a ansiedade passa a uma angústia excessiva, que é extremamente perigosa.

Em vez de tentar acalmar sua mente e se livrar da ansiedade por meio de nossos próprios esforços, o santo sugere diariamente examinar nossa consciência e observar se conseguimos colocar nossos problemas nas mãos de Deus.

Examine-se com frequência, pelo menos de manhã de noite… Veja se sua alma está totalmente sob controle ou se de alguma forma não escapou de suas mãos para mergulhar em algum pulsão indisciplinada, ódio, inveja, luxúria, medo, irritação. E se ela se desviou, antes de tudo, busque-a e traga-a silenciosamente de volta à Presença de Deus, mais uma vez colocando todas as suas esperanças e afetos sob a direção de Sua Santa Vontade.

Além de entregar sua ansiedade a Deus, São Francisco de Sales recomenda conversar com um amigo ou diretor espiritual de confiança.

Ele escreve: “Se você puder colocar sua ansiedade diante de seu guia espiritual, ou pelo menos diante de algum amigo fiel e devoto, pode ter certeza de que encontrará um grande consolo. O coração encontra alívio ao contar seus problemas para outra pessoa. É o melhor dos remédios.”

Se a ansiedade estiver assolando sua mente, considere o conselho de São Francisco de Sales e não tente fazê-lo sozinho, mas peça ajuda a Deus e a um amigo de confiança.

Fonte: aleteia.org.br