Notícias da Diocese › 22/08/2023

Comunicadores do Maranhão se encontram em Balsas, no próximo final de semana, para Encontro Regional

O Encontro Regional de Comunicação Eclesial do Regional Nordeste 5 ocorre há mais de dez anos, e a cada ano uma das doze dioceses sedia o evento. Este ano a Diocese de Balsas do Maranhão, na região sul do estado, irá acolher o evento, que será sediado no município de Balsas (MA), propriamente, no Centro de Formação e Espiritualidade Nossa Senhora de Guadalupe: a sede foi escolhida por eleição no encontro edição ano 2022, ocorrido na Diocese de Coroatá.

O Encontro Regional da Pascom Maranhão acontecerá de 25 a 27 de agosto, no Município Balsas, Centro de Formação e Espiritualidade Nossa Senhora de Guadalupe, na cidade de Balsas.

Este ano o encontro tem por tema “Produtos de Comunicação: instrumentos de evangelização e transformação social”, que corresponde ao eixo produção que, pelo planejamento quadrienal, é a prioridade do ano. Como lema evangélico: “Um só corpo, um só espírito, uma só esperança, a de vossa vocação” (Cf. Ef. 4,4). O lema recorda a caminhada sinodal já vivida pela Pascom Maranhão desde 2020 quando reestruturada a partir das dioceses, e sua firme proposição, que se configura no verbo esperançar: caminhar juntos de esperança em esperança para uma comunicação que gere a cultura do encontro e aconteça em todas as nossas comunidades, segundo a vocação do anúncio.

Confira a programação completa, aqui.

Um tempo feliz em nossa Igreja no Brasil para se pensar a vocação do comunicador. Fazem parte deste encontro, coordenação regional, as coordenações diocesanas, assessoria eclesiástica e referencial episcopal, também, são convidados os seminários e as iniciativas de comunicação das expressões eclesiais da nossa Igreja.

“Queremos celebrar nossa comunhão e reafirmar a nossa vocação de comunicar com amor. Em comunhão de oração, reze conosco por mais esta edição”, afirmou Paulo Victor, coordenador regional da Pascom.

Assessoria

Como assessor para esta edição, Ricardo Alvarenga, doutor em Comunicação, que tratará não só do tema central, mas sobre as bases da pastoral a partir das atualizações do Diretório de Comunicação. Principalmente pela importância desta edição por ser não apenas eletiva, também de planejamento para o próximo quadriênio.

Entre os conferencistas, do regional, dom Valentim Meneses, bispo diocesano de Balsas, que irá propor reflexão sobre o lema do encontro: Um só corpo, um só espírito, uma só esperança, a de vossa vocação (Cf. Ef. 4,4). Também o arcebispo de São Luís, que é referencial para a comunicação e presidente do regional, dom Gilberto Pastana de Oliveira, que trará fala sobre “A Comunicação na Igreja no Maranhão”. Presenças como do coordenador nacional, Marcus Tulius, remotamente, e da assessora de comunicação do regional, Ariana Frós, estão confirmadas.

Com todo o conteúdo e importância do encontro ainda haverá eventos como o lançamento regional do livro do assessor e do instagram do Regional. O encontro tem inclinação estratégica e se faz importante para a vida orgânica não apenas em nível regional, as das pastorais em suas dioceses que, em verdade, fazem a pastoral regional. Por isso, dele participam a coordenação, assessoria eclesiástica e bispo referencial regional, as coordenações diocesanas e, este ano, estrategicamente, aqueles que estão em nível imediato às coordenações diocesanas.

Quando: 25, 26 e 27 de agosto de 2023

Local: Centro de Formação e Espiritualidade Nossa Senhora de Guadalupe – Balsas

Tema: Produtos de Comunicação: instrumentos de evangelização e transformação social

Lema evangélico: Um só corpo, um só espírito, uma só esperança, a de vossa vocação. (Cf. Ef. 4,4).