Diocese de Viana

(98) 3351-1174

Notícias da Diocese › 12/03/2025

Criado mais um Comitium da Legião de Maria na Diocese de Viana

 

Por Pe. Delcimar de França Silva
Pároco de São Francisco Xavier, em Monção (MA)

 

No último sábado, 8 de março, o presidente do Senatus Fidelis do Maranhão, Paulo Sérgio Pereira, criou o Comitium em Monção (MA). Essa diretoria da Legião de Maria passa agora a coordenar os trabalhos desse movimento mariano nas paróquias: São Francisco Xavier de Monção, São João Batista de Igarapé do Meio, São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida de Coque, assim como Nossa Senhora de Nazaré de Vitória do Mearim.

A elevação da Cúria Mãe do Salvador a Comitium não foi apenas por ter número significativo de legionários, mas, o critério decisivo se deve ao fato de ter mais de meio século que existe grupo da Legião de Maria em Monção.

Jovens e adultos aderem cada vez mais a essa espiritualidade mariana que tem reunião uma vez por semana em pequenos grupos denominados praesidia que, por sua vez, são enviados a fazerem trabalhos missionários junto às famílias, assim como nos hospitais.

Esse evento mariano realizado na Igreja Matriz de Monção contou com a presença de mais de quinhentos legionários de Igarapé do Meio, Santa Luzia, Santa Inês, Pindaré Mirim, Coque e Vitória do Mearim. Além da presença de Paulo Sérgio, estiveram presentes também o Lucas Vinícius, coordenador diocesano do movimento, do assessor eclesiástico Pe. Tiago, SCJ, Pe. Delcimar, pároco anfitrião, o Diácono José Carlos e o Vigário Geral, Pe. George Luiz Amaral Muniz que presidiu a celebração.

O que é um COMITIUM

O Comitium é um nível de governo na Legião de Maria que administra várias Cúrias. O Comitium é responsável por uma área, como uma cidade média ou parte de uma província. 

Onde for necessário conferir a uma Curia, além das funções próprias, certos poderes de administração sobre uma ou várias Curiae, tal Curia superior tomará a denominação particular de Comitium. O Comitium não é um novo Conselho. Continua a agir como Curia em relação à sua própria área e a governar diretamente os seus próprios Praesidia.

FONTE: Diocese de Viana

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.