Notícias da Diocese › 26/07/2023

Diáconos permanentes do Regional NE5 realizam assembleia e instituem comissão das esposas

Com o tema “A vocação e suas dimensões” foi realizada, no Centro Diocesano de Formação São João XXIII, na Diocese de Zé Doca, entre os dias 21 e 23 de julho, a XXIV Assembleia Regional dos Diáconos e Esposas do Regional Nordeste 5 da CNBB.

A assembleia contou com a presença de dom João Kott, bispo da Diocese de Zé Doca; dom Sebastião Bandeira, bispo da Diocese de Coroatá, e referencial para os ministérios ordenados e vida consagrada do Regional Nordeste 5; padre Benedito, diretor espiritual do Conselho Diocesano dos Diáconos da Diocese de Pinheiro; dos Diáconos e Esposas das dioceses de Bacabal, Carolina, Caxias, Coroatá, Pinheiro, Arquidiocese de São Luís, Viana e Zé Doca.

“O principal objetivo desta assembleia foi refletir e fortalecer a vocação familiar do diácono, que é a base do seu ministério, e valorizar o papel e o lugar da esposa do diácono, como partícipe da missão e ministério do seu esposo. Foi um momento de grande alegria espiritual, de encontro consigo, com a família e com Deus”, afirmou o presidente da Comissão Regional dos Diáconos Permanentes no Regional Nordeste 5, Diácono George Castro.

Durante o encontro, foram abordados os subtemas: Batismo fonte de todas as vocações; a vocação familiar; e a vocação diaconal. E teve como assessores os próprios diáconos e esposas da Comissão Regional NE 5 e do bispo referencial, dom Sebastião Bandeira.

“Com base no tema do Ano Vocacional ‘Vocação, graça e missão’ e no lema ‘Corações ardentes, pés a caminho’, trabalhamos em nosso encontro ‘a vocação e as suas dimensões’, dando ênfase ao sacramento do batismo como fonte de todas as vocações: a vocação familiar, a vocação diaconal, a vocação da esposa do diácono, os três altares da família e o privilégio de ser mulher. Estes três últimos, foram abordados no encontro das esposas de diáconos que ocorreu concomitante à assembleia regional”, concluiu diácono George Castro.

Esposas

Os diáconos permanentes são homens casados que exercem sua função com maestria diante da evangelização. Ao seu lado, durante a Assembleia, também participam as esposas que têm seu momento de reflexão e convivência. Reunidas, as esposas dos diáconos trataram de temas, como: a vocação da esposa do diácono e suas dimensões; os três altares da família; e o privilégio de ser mulher.

Na oportunidade, foi instituída oficialmente a primeira Comissão Regional de Esposas dos Diáconos do Regional Nordeste 5, com funções e mandatos equivalentes aos respectivos esposos, que já são membros da Comissão Regional dos Diáconos do Regional Ne5. Ficando a composição da seguinte forma:

• Presidente: Sra. Adriana Castro.

• Vice-presidente: Sra. Ana Izabel.

• Secretária: Sra. Romeriana Tavares.

• Tesoureira: Sra. Osmarina Cunha.

• Segunda tesoureira: Sra. Vanilda.

Dom Sebastião Bandeira e a agora, oficializada, comissão das esposas.

A Celebração de encerramento aconteceu na Catedral de Santo Antônio, presidida por dom Sebastião Bandeira, e concelebrada pelos presbíteros Pedro (vigário geral da Catedral), e Benedito Estrela, diretor espiritual da CDD da Diocese de Pinheiro -MA.

A próxima assembleia será realizada no período de 19 a 21 de julho de 2024, na diocese de Caxias do Maranhão, e na ocasião será celebrada o jubileu de 25 anos de assembleias regionais.

Com informações de diácono permanente George Castro e diácono permanente Ferdnando. Fotos: Pascom Diocese de Viana.