Notícias da Diocese › 03/11/2021

Diocese de Viana Celebra Missa de Abertura do Ano Jubilar

TEMA: “60 anos de missão, comunhão e participação”

LEMA: Avancem para águas mais profundas (Lc 5,4)

Aconteceu no sábado (30/10) às 17h00, na cidade de Viana (MA) sede do bispado,  a celebração solene da Santa Missa de Abertura do Ano Jubilar pelos 60 anos da Diocese de Viana. Tendo como tema: Missão Comunhão e Participação e o Lema: “Avancem para águas mais profundas”.,

Em comunhão com a Diocese, as paróquias enviaram caravanas para juntos participarem desta grande festa em nossa diocese.

A Santa Missa foi presidida pelo nosso bispo Dom Evaldo Carvalho dos Santos, CM e com a participação do clero diocesano, seminaristas, religiosas e todo povo e Deus. Com imensa alegria e motivação, Dom Evaldo saudou aos presentes agradecendo as vossas presenças nesse momento histórico da data de criação da diocese. Durante a celebração foram tocadas seis badaladas no sino da igreja catedral, a cada ressoar do badalo que representam dez anos de criação e governos da igreja particular de Viana

Na sua homilia, lembrou as palavras do papa Francisco em relação ao batismo recebido, cada membro do povo de Deus tornou-se discípulo missionário do Senhor. Por isso, cada batizado faz-se necessário assumir seu papel de cristão conforme seus carismas dentro do projeto de evangelização proposto por Jesus Cristo. E se somos esses discípulo e missionários, somos convidados a renovar a graça do nosso batismo e convidou a todos os membros desta igreja diocesana a se apaixonarem sempre mais pela vocação cristã e juntos celebrarmos o ano jubilar anunciando o Reino de Deus. O Evangelho (Jo 17,20-26) proclamado nos recorda uma experiência de fé, tempo de redescobrir a amizade do Senhor por todos nós, sua presença viva entre nós. Que o Evangelho proclamado nos ajude a viver com graça este ano jubilar. Que nos ajude a viver em união e unidade nas nossas diferenças e nos torne mais unidos em torno do que nosso Deus quer para todos nós.

Conclamou a todas as Paróquias a viverem este ano jubilar segundo o Tema e Lema propostos para todo o ano que iremos viver. Que por todo esse ano jubilar iniciado no dia 30 de outubro de 2021, que o Espirito Santo conduza toda a diocese mostrando os caminhos a seguir como cantamos no salmo “O Senhor e nosso Deus nos abençoe” e conosco vai a nossa Mãe Imaculada Conceição Virgem Maria, padroeira da diocese.

Dom Evaldo encerrou sua proféticas palavras conclamando mais uma vez a nos unirmos e vivermos este ano Jubilar, tempo de alegria e graças e que sejamos esta pedras vivas que constrói o reino de Deus.

No final foi passado a programação do ano jubilar a ser celebrado e vivido nas paróquias (comunidades) da diocese.

Após a benção final solene teve um momento de confraternização das paróquias na Praça Mons. Arouche, em seguida as caravanas seguiram viagem de retorno as suas cidades (paróquias).

TEXTO: Pascom Diocese de Viana – Regional NE 5