Notícias da Diocese › 24/10/2022

Diocese de Viana: Igreja Matriz de São José recebe dedicação do altar e da igreja

A Igreja Matriz de São José, em Penalva (MA), após um período de dois anos de reforma realizou, no último dia 16 de outubro, a festa da dedicação da igreja e do altar de São José. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, dom Evaldo Carvalho, concelebrada pelo pároco, padre George Muniz e demais padres da diocese.

De acordo com o padre George Muniz, não havia nenhum registro sobre a festa e por isso fez-se necessária sua realização.

“A festa da dedicação do altar da São José foi devido a gente ter feito uma busca, uma pesquisa nos arquivos, em toda a história da paróquia e não ter encontrado nenhum vestígio de que a igreja tenha sido dedicada”.

A Paróquia São José é uma paróquia centenária pertencente à diocese de Viana. São exatos 164 anos de evangelização na cidade de Penalva que fica a 255km da capital, São Luís, e por isso passou por esta merecida reforma que culminou com sua dedicação. “Esta paróquia que este ano fez 164 anos, passou por uma bonita reforma completa no seu interior, e por sinal está muito bonita, muito aconchegante. E, então, para unir com as festividades dos 60 anos da diocese de Viana, a gente então marcou a dedicação do altar e da igreja devolvendo para a comunidade a sua igreja reformada”, completou padre George.

Padre George destaca também que o momento foi de grande importância para o bispo, dom Evaldo. “A presença de nosso bispo diocesano foi de fundamental importância para esse momento porque é a primeira vez que ele faz a dedicação de uma igreja ungindo o altar”, disse.

Entenda

O ato da “Dedicação” é o mesmo que “consagração” ou “inauguração” de uma igreja, após a conclusão de sua construção. Toda igreja é dedicada por excelência à Santíssima Trindade, a Nosso Senhor Jesus Cristo e seus títulos; ao Espírito Santo, a Santíssima Virgem, aos Santos Anjos, aos santos inscritos no Martirológio Romano.

Nesta celebração, acontece a aspersão da água benta, as unções do altar e das paredes no edifício, a incensação, a deposição das relíquias no altar, a iluminação e, é claro, o rito da Palavra e da Eucaristia.

Fotos: Paróquia São José / Diocese de Viana