Diocese de Viana

(98) 3351-1174

DOM JOSÉ VALDECI SANTOS MENDES É REELEITO PRESIDENTE DA COMISSÃO PARA A AÇÃO SOCIOTRANSFORMADORA DA CNBB

Os bispos reunidos na 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reelegeram, para o quadriênio 2023-2027, o bispo de Brejo (MA), dom José Valdeci Santos Mendes, para a presidência da Comissão Episcopal para a Ação Sociotranformadora da entidade. A escolha foi realizada em primeiro escrutínio na manhã desta quarta-feira, 26 de abril, na primeira sessão do oitavo dia de assembleia.

Em resposta à pergunta se aceita a missão confiada pelo episcopado brasileiro, feita pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Azevedo de Oliveira, dom Valdeci respondeu:

“Pela confiança dos senhores, pelo compromisso de uma Igreja comprometida com o empobrecido, com o propósito da Comissão de testemunhar o Evangelho e a Doutrina Social da Igreja, aceito”.

Biografia

Ele é bispo de Brejo (MA) desde 28 de agosto de 2010. Maranhense de Coroatá, nasceu no dia 12 de setembro de 1961. Estudou Filosofia e Teologia no antigo CETEMA, hoje, Instituto de Ensino Superior do Maranhão (Iesma). É licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará e tem especialização em Bíblia pelo Instituto de Estudos Superiores da Companhia de Jesus, em Belo Horizonte (MG). 

 Ordenado padre pela diocese de Coroatá em 11 de setembro de 1994, dom José Valdeci foi vigário paroquial e, posteriormente, pároco de três paróquias da diocese entre 1994 e 2009. Em seu ministério sacerdotal, foi membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores da diocese de Coroatá, assessor diocesano da Pastoral Familiar, reitor do Seminário Maior Nossa Senhora da Piedade e coordenador diocesano de pastoral. 

Dom José Valdeci foi nomeado bispo pelo Papa Bento XVI, em 5 de maio de 2010, e ordenado para o ministério episcopal em 21 de agosto do mesmo ano, na cidade de Arari (MA). Escolheu o lema: “O Bom Pastor dá sua vida pelas suas ovelhas” (Jo 10,11). De 2015 a 2019, dom Valdeci foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB. Também atuou como presidente do Conselho Pastoral dos Pescadores. 

Durante o processo de escuta do Sínodo para a Amazônia, dom José Valdeci promoveu dois encontros voltados para populações tradicionais da região. Em uma primeira oportunidade, reuniu pescadores do Amapá, do Pará e do Maranhão para estudarem o documento preparatório e responder ao questionário do Sínodo. Incentivou os grupos quilombolas do Maranhão a também contribuírem para as reflexões do Sínodo, cujo tema é “Novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”. 

Na 57ª Assembleia Geral da CNBB, em 2019, dom Valdeci foi eleito presidente da Comissão para a Ação Sociotransformadora. No último quadriênio, fez parte do Conselho Gestor do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) da CNBB e coordenou as mobilizações em curso do processo da 6ª Semana Social Brasileira.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.