Por Ascom Diocese de Viana
Fotos: Pascons de São João Batista e de Viana
Esta quinta feira última, dia 20, foi mais um dia de Graça em nossa Diocese de Viana. Duas Foranias, ambas na Baixada Maranhense realizaram a abertura das suas Igrejas Jubilares: A Forania Santa Teresinha, que tem o privilégio de ter a Catedral Diocesana, em Viana e, esta como Igreja Jubilar por natureza; e a Forania São Pedro e São Paulo que tem como Igreja Jubilar a Matriz São Vicente Férrer, na cidade homônima.
Em São Vicente Férrer, a concentração foi às 17h em frente o Hospital Municipal e contou com a participação dos padres das 04 paróquias da forania: Pe. Ferreira (Vigário Forâneo), Pe. Anderson (anfitrião), Pe. Crispim e Pe. Joelson. Junto a eles representações das paróquias de Bacurituba, de Cajapió e, claro, de São Vicente Férrer.
Após os momentos iniciais realizaram caminhada de peregrinação de pouco mais de 800 metros até à Igreja Matriz. Ali o Vigário Forâneo abriu a porta lateral da Igreja, fizeram o descerramento da placa, convidou o povo a entrar e e presidiu a missa, na qual destacou a importância de cada fiel viver intensamente este Ano Santo da Esperança com muita fé, dedicação e amor e que os peregrinos devem manter viva a chama da fé.
Já em Viana, a concentração foi às 18h30min na Igreja São Benedito, no centro da cidade e contou com a presença dos padres da Forania: Augusto, José Ribamar Costa (Pe. Ribinha), Rozivaldo, Gilberto, Danrley, Eurico e George e justificada a ausência do Pe. José Maria por questões de saúde. Fez presente grande número de fiéis de todas as 05 paróquias desta forania: Coque, Vitória do Mearim, Cajari, Nazaré de Viana e a anfitriã. https://www.facebook.com/share/r/15ummyeWr2/
Uma realizados os ritos de acolhida e benção do povo, partiu-se em caminhada de peregrinação em direção à Catedral Diocesana de Viana, por um percurso de 700 metros de muita alegria e louvor. Chegados à Igreja Jubilar o bispo Diocesano Dom Evaldo, abriu a porta, junto com o Pároco, Pe. Ribinha, e convidou o povo a entrar. O bispo presidiu a Eucaristia e descerrou a placa que marca este templo como Igreja Jubilar da Forania Santa Teresinha e mesmo de toda Diocese de Viana. https://www.instagram.com/p/DHeUD02S90x/?igsh=bHdyMmt3ODRhYnFl
Como dissemos, foi uma noite memorável e incentivadora para a vivencia do Jubileu nestas terras da baixada.
Agora faltam só duas foranias abrirem oficialmente suas Igrejas Jubilares: Uma na baixada, a Forania VI – Todos os Santos, que tem a Igreja Jubilar na Matriz São Sebastião, em Matinha e outra da Região do Pindaré, a Forania IV – Imaculada Conceição. Ambas realizarão a abertura no próximo dia 27 de março.
DIA D DE FORMAÇÃO SOBRE O JUBILEU
Esta é a segunda etapa do Jubileu da Esperança na Diocese de Viana. A primeira foi a abertura Diocesana do Jubileu realizada em todas as paróquias, no dia 29 de Dezembro de 2024.
Concluída esta etapa, passaremos para o momento, que será o dia D de formação sobre o Jubileu, que será realizado dia 27 de março à noite, em todas as paróquias da diocese, simultaneamente.
Forania Santa Teresinha / Viana
Forania São Pedro e São Paulo / São Vicente Férrer
Fonte: Diocese de Viana