Qual é a ligação da memória litúrgica dos Arcanjos com o Dia Mundial das Comunicações Sociais?
Os Santos Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel são celebrados no dia 29 de setembro. Os três possuem papéis importantes na história da salvação, assim como ressaltou o Papa Francisco, na mesma ocasião litúrgica em sua homilia em 2017, dizendo:
“Hoje celebramos três destes arcanjos porque tiveram um papel importante na história da salvação. E celebramos estes três porque também eles têm um papel importante no nosso caminho para a salvação.”
Os três são inspirações que nós, comunicadores, podemos e devemos ter em nossas ações pois, assim como eles possuem papéis importantes no nosso caminho para a salvação, devemos ser também a comunicação que leva para esse caminho.
Miguel, citado no livro do Apocalipse (Ap 12,7-9) é o arcanjo da coragem e da batalha contra o mal e nos ensina a estarmos sempre atentos às ciladas cotidianas de episódios que possam prejudicar a nossa missão como comunicadores paroquiais. Ele nos encoraja a ficarmos atentos, perceber e lutar contra as armadilhas da comunicação que fere, exclui e mata.
Rafael é o Arcanjo que caminha conosco, assim como citado também no Livro de Tobias ( Tb 4-10), no qual o acompanhou em sua viagem à cidade de Ectátana, guiando e o orientando no percurso. Ele nos ensina a estarmos atentos ao caminho percorrido, ir até quem precisa e assim, como também nos ensinou o Papa Francisco, ouvir e falar com a voz do coração.
Gabriel é o Arcanjo que mais nos identificamos como comunicadores e merece uma abordagem mais ampla, pois ele é o anjo mensageiro de Deus.
Gabriel, o Arcanjo Comunicador!
A presença de Gabriel na história da Salvação é fundamental. Ele é frequentemente considerado o padroeiro dos comunicadores por causa de seu papel significativo na tradição religiosa, especialmente na tradição cristã.
A associação do Arcanjo Gabriel com os comunicadores tem raízes na Bíblia, onde ele desempenhou um papel importante em várias histórias relacionadas com mensagens divinas e anúncios importantes.
Ele se fez presente e anunciou a Maria (Lc 1,26-38) que ela seria a Mãe do Salvador e, através dele, o Sim foi elevado a Deus e o Verbo se fez carne.
Gabriel também utilizou o seu talento de mensageiro de Deus em outros dois momentos importantes, relatados nas Sagradas Escrituras.
O aviso a Zacarias (Lc 1,19)
Gabriel levou a notícia para Zacarias de que ele e sua esposa, Isabel, teriam um filho e que se chamaria João. Nesse momento, Zacarias duvidou, pois já eram idosos e o anjo disse que ele ficaria mudo até que a criança nascesse.
Para nós, pasconeiros e pasconeiras, essa passagem nos alerta que devemos sempre levar a verdade, mesmo que não seja aceita, pois é ela que liberta e faz florir a paz.
O sonho de José (Mt 1,18)
José, homem justo, não queria prejudicar Maria, que ficou grávida, com a ação do Espírito Santo após o anúncio do anjo Gabriel e decidiu abandoná-la secretamente, para que ela não sofresse com as tradições da época.
Nesse momento, Gabriel utilizou novamente sua vocação de mensageiro de Deus e encorajou José, em sonho, falando para ele aceitar Maria e o menino que nasceria e que se chamaria Jesus, o Filho de Deus, Nosso Salvador e José, quando acordou, fez o que o anjo pediu.
A comunicação do anjo Gabriel, além de divulgar a boa nova e a verdade, serviu para salvar a Sagrada Família do mal e da perseguição.
Assim deve ser a nossa comunicação! Além de transmitir o bem, ela deve acolher e salvar a todos que precisam de apenas uma mensagem de encorajamento. Na leitura, o anjo Gabriel utilizou a ferramenta “sonho”, mas hoje temos todas as ferramentas e linguagens necessárias para utilizar, tanto no digital como no offline.
No dia dos Santos Arcanjos, conforme a tradição adotada, é o momento em que o Papa anuncia o próximo tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais, nesse caso, do ano de 2024, que será celebrada no dia 12 de maio.
É o momento do início da preparação e da espera da mensagem completa que é anunciada todos os anos, no dia 24 de janeiro, dia da memória litúrgica de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas e escritores.
É esse tema que permeará todas as ações da Pascom em todo o Brasil em 2024 e também é o combustível, a palavra amiga e encorajadora para todos os comunicadores do mundo e, em especial no Brasil, para todos os agentes da Pastoral da Comunicação.
Aguardemos ansiosos pelo anúncio e que tenhamos em nossos corações a coragem de Miguel, o cuidado com o próximo, de Rafael e o compromisso com a mensagem de Cristo, de Gabriel.
Marcelo Godoy é publicitário, com pós-graduação em comunicação em redes sociais, com foco em comunicação católica. Ganhador do Prêmio de Comunicação da CNBB 19/20 com o site Bendita Pascom, criador do cartaz da CF 2012 e membro da Comissão Arquidiocesana da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Campinas/SP.
Fonte: Pascom Brasil