Texto: Ascom Diocese de Viana
Fotos: Pascom da Paróquia São Sebastião e Pascom da Imaculada
Em nossa diocese foram instituídas sete Igrejas Jubilares, 01 em cada forania e Dom Evaldo encarregou os Vigários Forâneos de presidirem as aberturas oficiais dessas igrejas, que começaram dia 11 próximo passado, em Buriticupu-MA. Na noite desta quinta-feira, 27, foi encerrada a etapa.
As duas últimas foram a Igreja São Sebastião, em Matinha, da Forania Todos os Santos e a Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Bela Vista do Maranhão, da Forania Imaculada Conceição.
Em Matinha, a celebração iniciou-se às 18h00 na Igreja Fraternidade e, depois dos ritos protocolares todo o povo saiu peregrinando pelas ruas até à Igreja Matriz. Na caminhada houve 03 paradas para reflexões sobre o Tema Esperança.
Ao chegar na igreja, o Vigário Forâneo, Pe. Nilton convidou os padres e um representante de cada paróquia para o realizar o descerramento da placa de Igreja Jubilar e em seguida abriu a porta central, e, convidou o povo a entrar. A missa continuou a partir da oração coleta, presidida, e concelebrada pelos padres: George, Firmino e Aldeanes e Paulo Sérgio, os anfitriões, e ainda o Mons. Assis, que fez a proclamação do Evangelho. Na homilia, o Pe. Aldeanes destacou o significado do Jubileu na história e de modo particular deste Ano Santo, a partir do texto de Lc. 4, 16-30.
No fim da celebração, Pe. Nilton apresentou Pe. Paulo Sérgio Cutrim, presbítero da Arquidiocese de São Luís, que vai fazer a um caminhada em na Forania Todos os Santos, particularmente em Matinha, sua terra natal. Também falou que Jubileu não é só festa, mas compromisso social, exercício transformador da fé e lembrou da coleta de assinaturas para o projeto de lei contra a pulverização aérea de veneno no Maranhão, como um gesto concreto do Ano Santo e da CF/2025, bem a visita operante a doentes, presos, idosos, pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade etc.
Foi uma noite esplendorosa na qual estavam presentes grande números de representantes da paróquia anfitriã e caravanas das outras paróquias da Forania.
Forania Imaculada Conceição
Em Bela Vista do Maranhão, a concentração foi Igreja São José, primeira matriz da paróquia, também às 18h00.
O Pe. Francinaldo Silva deu início aos ritos propostos pelo bispo diocesano e iniciou a peregrinação festiva em direção à Igreja Matriz. Onde descerrou a placa, abriu a porta e também convidou o povo a entrar e presidiu a Eucaristia, fez a homilia, na qual destacou a o papel de todo fiel como sinal de esperança e a Igreja de Bela Vista como lugar privilegia do para se viver este Ano Santo. “Sob o impulso do Espírito Santo, o mesmo espírito que conduziu a missão de Jesus, somos peregrinos de esperança nas coisas de Deus”
“Esta Igreja paroquial se torna para nós, desta forania, peregrinos de esperança, um oásis onde podemos encontrar alento, e experimentar o bálsamo da misericórdia de Deus”
A missa foi concelebrada pelos padres Delcimar, Raimundo Nonato e o anfitrião, João Batista e foi participada com muitos e fervorosos fiéis da paróquia local e caravanas das outras paróquias
Para lembrar:
A Forania IV – Imaculada Conceição é localizada na região do Médio Pindaré e composta pelas Paróquias: Imaculada Conceição, de Conceição do Lago – Açú (MA); Nossa Senhora da Conceição, de Bela Vista do Maranhão (MA); São João Batista, de Igarapé do Meio (MA); e São Francisco Xavier, de Monção (MA). A Forania VI – Todos os Santos é localizada na Baixada Maranhense e composta das Paróquias: São Sebastião, de Matinha (MA); São José, de Penalva (MA); São Pedro Apóstolo e Nossa Senhora do Rosário, de Pedro do Rosário (MA) e São Benedito, de Olinda Nova do Maranhão (MA).
Após todas as foranias cumprirem esta etapa do jubileu, partimos para a terceira, que será o dia D de formação, 29 próximo futuro, em todas as paróquias.
A grande celebração diocesana do Jubileu será dia 15 de novembro em Viana.
Forania Imaculada Conceição
FONTE: Diocese de Viana