Por Pe. José de Ribamar Silva Santos
Vigário Forâneo da Forania I – Santa Rita de Cássia
No manhã do dia 08 de março aconteceu a primeira reunião da Forania Santa Rita de Cássia na Paróquia São José operário, Faísa, ano 2025. Iniciando às 08h40min com uma oração e finalizando ao meio dia.
O encontro foi guiado pela reflexão em torno do tema da Campanha da Fraternidade/2025 cujo o tem é: “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn. 1,31); O padre Antônio Rodrigues destacou a importância da vivência da fraternidade dentro da religião cristã, de buscarmos o conhecimento e de nos perguntarmos constantemente: como estou vendo o mundo? Como a palavra de Deus ilumina nossa realidade e como posso atuar?
Também fez parte da pauta a programação do ano jubilar na nossa diocese e na forania. Tais como datas de abertura da Igreja Jubilar – Matriz Santa Luzia/Terra Bela, em Buriticupu (MA), dia 13 de março; do jubileu da forania, dia 08 de maio, na Terra Bela-Buriticupu (MA) da Peregrinação da chama viva da Esperança nas paróquias, a partir do dia 27 de abril , em Bom Jesus das Selvas, e a partir daí nas outras paróquias, uma semana em cada paróquia sempre chegando aos domingos.
Foi reforçado, ainda, o compromisso que devemos ter com a campanha da coleta de assinatura para ante-projeto de lei contra a pulverização aérea de agrotóxicos no Maranhão, uma vez que, cada cristão é chamado a realizar pequenas ações em favor da vida, pois as sementes que plantamos hoje serão os frutos para as novas gerações.
Por fim foram tratados outros temas, tais como: Formação sobre Caritas, Mutirões das confissões, que acontecerá de 24 a 28 de março e Ordenação Episcopal do Mons. José, em Grajaú (MA) .