Texto: Pascom da Paróquia São Francisco, de Alto Alegre do Pindaré
Fotos: Pascons de Alto Alegre do Pindaré e do Santuário Santa Luzia
As Igrejas jubilares são elementos fundamentais na vivência de qualquer Jubileu, para possibilitar aos fiéis realizarem as peregrinações e ganhar indulgências plenárias. Na Diocese de Viana foram instituídas 07 Igrejas Jubilares. Uma igreja em cada Forania. E foi decidido na ultima reunião do clero que a abertura de todas fosse feiras até dia 28 de março, vésperas do dia D. E as cerimônias de abertura começaram pela Forania II. Este foi o primeiro ato eclesial após a abertura do Jubileu dia 29 de dezembro passado em todas as paróquias
Nesta terça-feira, (11), a Forania II – São Francisco Xavier realizou a Abertura da Igreja Jubilar Forânica. (Santuário Santa Luzia) Em solenidade realizada na cidade de Santa Luzia (MA), uma programação especial reuniu fiéis das três paróquias que compõem a Forania II, com a participação das Irmãs Franciscanas de São José, que tem Casa em Santa Luzia.
A solenidade iniciou-se com uma peregrinação, saindo saída da Casa das Freiras até o Santuário Santa Luzia. Após o descerramento da placa de Igreja Jubilar, houve bênção e apresentação ao povo de Deus ali presente.
A programação seguiu com a realização da Santa Missa, presidida pelo Vigário Forâneo, Pe. Zequinha, SCJ, e concelebrada por Pe. Isaac Góis, pároco de São Francisco de Assis, em Alto Alegre do Pindaré, Pe. Diomar, pároco de São José Operário, em Tufilândia e os vigários paroquiais da Paróquia Santuário de Santa Luzia.
Na homilia, Pe. Isaac fez uma catequese sobre o Ano Jubilar no Antigo Testamento, na história da Igreja. Assim, como também, exortou os fiéis a vivenciarem este Ano Santo 2025. Refletindo a liturgia do dia, em Isaías 55, 10 -11 e Mateus 6, 7 – 15, o padre convocou a assembleia a viver a alegria de ser peregrinos de esperança neste mundo.
Ao final da Santa Missa, Pe. Zequinha leu o Decreto de Dom Evaldo, sobre a instituição das Igrejas Jubilares em nossa Diocese e agradeceu a participação dos padres, das freiras e de todos os fiéis que participaram deste momento.
Foi uma noite chuvosa, mas não impediu a participação de grande número de fiéis, demonstrando que para fé de verdade não há obstáculos. Foi realmente uma linda e digna festa do povo de Deus, peregrinos de Esperança. Parabéns aos envolvidos na preparação e realização.
As Igrejas Jubilares são locais de acolhida para peregrinos, onde podem participar de celebrações e receber a indulgência plenária por ocasião do Jubileu da Esperança 2025.
Padres e diácono da Forania
Pe. José Sobrinho – Pe. Zequinha, SCJ – Vigário Forâneo
Crianças vestidas dos padroeiros das 03 paróquias e do Padroeiro da Forania
Benção da placa do Jubileu
Pe. Isaac no momento da Homilia
FONTE: Pascom Santuário Santa Luzia e Pascom Alto Alegre do Pindaré