HISTÓRIA

Na década de Quarenta do século XX, Dom Carlos Campelo de Vasconcellos Motta, Arcebispo de São Luís do Maranhão, visitou a paróquia de Viana. Surgiu a ideia da criação da Diocese de Viana. O pároco, Pe. Manoel Nunes Arouche, iniciou a construção do Bispado.

Dom Carlos Campelo foi para São Paulo e, somente em 1962, o ilustre Arcebispo de São Luís, Dom José de Medeiros Delgado, retomou o assunto. Dia 30 de outubro de 1962, sendo pároco de Viana Pe. Eider Furtado da Silva, pelo Santo Padre o Papa João XXIII foi criada a Diocese de Viana.

A nova diocese, desmembrada da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, era composta pelas paróquias de Viana, Cajapió, São Vicente Ferrer, São João Batista, Penalva, Matinha, Cajari, Monção, Pindaré Mirim, Santa Luzia.

Os padres eram: Pe. Francisco Chagas Vasconcellos, Pe. Heitor Piedade Júnior, Pe. Wilson Nunes Cordeiro e Pe. Eider Furtado da Silva.

O primeiro Bispo, sagrado em 1963, foi Dom Amleto de Angelis,MSC; morreu em 1967.

Até a designação do novo bispo, foi então nomeado Administrador diocesano Mons. Mário Cuomo.

Em 1969, Dom Francisco Hélio Campos foi eleito segundo Bispo da Diocese; morreu em 1975 e foi sepultado na Catedral de Viana.

Dom Adalberto Paulo da Silva,OFM Cap terceiro Bispo, tomou posse em 1975; em 1995 foi transferido para a Arquidiocese de Fortaleza-CE.

Dom Ricardo Pedro Paglia, Bispo de Pinheiro, foi nomeado Administrador diocesano em 1995 e continuou o pastoreio desta Igreja particular até 1998.

O quarto Bispo diocesano foi Dom Xavier Gilles de Maupeau d’Ableiges, então Bispo auxiliar de São Luís; tomou posse no dia 20 de março de 1998.

O quinto Bispo, Dom Sebastião Lima Duarte, natural de Carutapera-MA, tomou posse aos 25 de setembro de 2010; dia 24 de fevereiro de 2018 foi transferido para a Diocese de Caxias-MA.

Pe. Giuseppe Luigi Spiga levou a administração da Diocese de março 2018 a maio de 2019, quando – dia 18 de maio, tomou posse o sexto Bispo Diocesano, Dom Evaldo Carvalho dos Santos,CM.

Atualmente a Diocese de Viana, que pertence ao Regional CNBB Nordeste V, está organizada em duas áreas pastorais – Área do Pindaré e Área dos Lagos – sete setores, num total de vinte e sete paróquias.

PARÓQUIAS DA ÁREA PASTORAL DO PINDARÉ

SETOR I – Paróquia da Transfiguração em Bom Jesus das Selvas; Paróquia Santa Rita de Cássia e São Francisco de Assis em Buriticupu; Paróquia Santa Luzia (Terra Bela) em Buriticupu; Paróquia São José Operário em Santa Luzia (Faísa).

SETOR II – Paróquia São Francisco de Assis em Alto Alegre do Pindaré; Paróquia Santuário de Santa Luzia em Santa Luzia; Paróquia São José Operário em Tufilândia.

SETOR III – Paróquia Santa Inês em Santa Inês; Paróquia Santo Antônio em Santa Inês; Paróquia São Cristóvão em Santa Inês; Paróquia São Pedro Apóstolo em Pindaré-Mirim.

SETOR IV – Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Bela Vista do Maranhão; Paróquia São João Batista em Igarapé do Meio; Paróquia São Francisco Xavier em Monção; Paróquia Imaculada Conceição em Conceição do Lago Açu.

PARÓQUIAS DA ÁREA PASTORAL DOS LAGOS

SETOR I – Paróquia São João Batista em São João Batista; Paróquia São Vicente Ferrer em São Vicente Ferrer; Paróquia Nossa Senhora das Mercês em Cajapió; Paróquia São Bento em Bacurituba.

SETOR II – Paróquia São José em Penalva; Paróquia São Sebastião em Matinha; Paróquia São Benedito em Olinda Nova do Maranhão.

SETOR III – Paróquia Nossa Senhora de Nazaré em Vitória do Mearim; Paróquia São Benedito em Cajari; Paróquia Nossa Senhora de Nazaré em Viana; Paróquia Catedral Nossa Senhora da Conceição em Viana; Paróquia São Pedro Apóstolo e Nossa Senhora do Rosário em Pedro do Rosário.

Em 14 de março do ano de 2023, o Bispo Diocesano Dom Evaldo Carvalho dos Santos, procedeu à eleição dos seguintes vigários forâneos da Diocese de Viana.

FORANIAS E VIGÁRIOS FORÂNEOS:

Pe. José Ribamar Silva Santos. Forania I  – Santa Rita de Cássia, compreendendo as seguintes paróquias: Transfiguração (Bom Jesus das Selvas), Santa Rita de Cássia e São Francisco de Assis (Buriticupu), Santa Luzia (Buriticupu), São José Operário (Faisa);

Pe. José Marinho Sobrinho, SCJ. Forania IISão Francisco Xavier, compreendendo as seguintes paróquias: São Francisco de Assis (Alto Alegre do Pindaré), Santa Luzia (Santa Luzia), São José Operário (Tufilândia);

Pe. José Jerônimo de Medeiros. Forania IIISanta Inês, compreendendo as seguintes paróquias: Santo Antônio (Santa Inês), Santa Inês (Santa Inês), São Cristóvão (Santa Inês), São Pedro Apóstolo (Pindaré Mirim);

Pe. Francinaldo Silva dos Santos. Forania IVImaculada Conceição, compreendendo as seguintes paróquias: São Francisco Xavier (Monção), São João Batista (Igarapé do Meio), Nossa Senhora da Conceição (Bela Vista), Imaculada Conceição (Conceição do Lago Açu).

Pe. Isaac Góis da Silva. Forania VSanta Teresinha, compreendendo as seguintes paróquias: Nossa Senhora da Conceição (Viana), Nossa Senhora de Nazaré (Viana), São Benedito (Cajari), Nossa Senhora de Nazaré (Vitória do Mearim);

Pe. Joelson Gomes Castro. Forania VITodos os Santos, compreendendo as seguintes paróquias: São Benedito (Olinda Nova do Maranhão), São Sebastião (Matinha), São José (Penalva), São Pedro Apóstolo e Nossa Senhora do Rosário (Pedro do Rosário);

Pe. Benedito Ferreira da Silva. Forania VIISão Pedro e São Paulo, compreendendo as seguintes paróquias: São Bento (Bacurituba), Nossa Senhora das Mercês (Cajapió), São Vicente Ferrer (São Vicente Ferrer), São João Batista (São João Batista).