Notícias da Diocese › 02/01/2023

Igreja no Maranhão divulga nota de pesar pelo falecimento do Papa emérito Bento XVI

A presidência do Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a Igreja Católica no Maranhão, divulgou nota de pesar pelo falecimento do Papa emérito Bento XVI, ocorrido na manhã, deste último dia de 2022.

Nota de pesar – Papa emérito Bento XVI

“Quem crê nunca está sozinho, nem na vida, nem na morte”.

Bento XVI

Foi com imenso pesar que recebemos a notícia do falecimento do nosso Papa emérito Bento XVI, aos 95 anos, ocorrido na manhã, deste dia 31 de dezembro de 2022.

Conhecido como o “Papa das virtudes”, Bento XVI deixa um legado que evidencia sua luta pelos valores e pela dignidade humana. Para ele, “o ser humano vinha sempre em primeiro lugar, em oposição às leis do mercado, ao consumismo, à ganância de poder, de riqueza, de prazer”.

Recordamos com gratidão, durante seu pontificado, a presença do Papa no Brasil na canonização do frei Galvão, em São Paulo, e na abertura da Conferência de Aparecida (SP), em maio de 2007.

Nós, bispos do Maranhão, estamos em comunhão com toda a Igreja Católica no Brasil e no mundo, e na certeza da vida eterna, elevamos a Deus nossas orações com fé e esperança.

Somos gratos à Deus pela vida e testemunho do Papa Bento XVI!

“A Igreja não existe para si mesma, não é o ponto de chegada, mas deve ir além de si, em direção ao alto, acima de nós. A Igreja é verdadeiramente si mesma na medida em que deixa transparecer o Outro – com ‘O’ maiúsculo – de onde ela vem e ao qual ela conduz.” – Missa com novos cardeais na Basílica de São Pedro, 19 de fevereiro de 2012.

Papa Bento XVI

* 16/04/1927