Notícias da Diocese › 13/01/2023

“Louvo e bendigo ao Senhor pelo especial dom de celebrar bodas de prata sacerdotal”, dom Evaldo

Dom Evaldo Carvalho celebrou seus 25 anos de ordenação sacerdotal com o episcopado maranhense e toda diocese de Viana

Aconteceu no último dia 10 de janeiro, na cidade de Viana (MA), na Catedral Nossa Senhora da Conceição, sede do bispado, a Missa dos 25 anos de ordenação sacerdotal de dom Evaldo Carvalho dos Santos, CM, bispo da diocese Viana.

Na ocasião, estavam presentes e concelebraram seis, dos doze bispos que compõem o Regional NE5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a saber: dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís; dom Xavier Gilles, bispo Emérito da diocese de Viana; dom Elio Rama, bispo da diocese de Pinheiro; dom Sebastião Lima Duarte, bispo da diocese de Caxias; dom Francisco Lima, bispo de Carolina; e dom Sebastião Coelho Bandeira, bispo da diocese de Coroatá e presidente do Regional NE5.

Além dos epíscopos, concelebraram também os padres, auxiliados pelos diáconos permanentes da diocese de Viana. Estiveram presentes ainda as congregações religiosas que prestam serviços pastorais na diocese. Nessa unidade com o povo de Deus que numa expressão de alegria celebram com o bispo Evaldo, seu vigésimo quinto aniversário de ordenação sacerdotal.

Homenagens

Após a Santa Missa, todos os presentes foram convidados para um jantar fraterno, onde celebraram com o bispo o seu aniversário de ordenação sacerdotal, e foi transmitido um vídeo da sua história no seminário e depoimentos de amigos.

Um dia muito festivo e de alegria para dom Evaldo e toda sua diocese. Diversos grupos e organismos manifestaram felicitações pela passagem de tão valiosa data. “Dom Evaldo, hoje louvamos e agradecemos a Deus pelo dom de sua vida, de quem a Providência Divina se serviu a fim de nos permitir estar aqui para agradecer mais um ano de sua ordenação sacerdotal. A Diocese de Viana é abençoada pela sua presença, pastoreio, sabedoria e também pelos seus conselhos que sempre direcionam para o caminho certo”, homenageou a coordenação diocesana da Renovação Carismática Católica.

“’Como retribuirei ao Senhor por todo o bem que me fez?”’ (Sl 116, 12). Na alegria de viver este momento de renovação da graça da minha ordenação, louvo e bendigo ao Senhor pelo especial dom de celebrar bodas de prata sacerdotal! Minha sincera gratidão pelas vossas mensagens e orações! Que Deus os recompense na abundância de suas graças!”, agradeceu dom Evaldo.

Vamos conhecer um pouco da história de Mons. Evaldo Carvalho

Dom Evaldo Carvalho é natural de Fortaleza (CE) e foi ordenado presbítero no dia 10 de janeiro de 1998, em sua terra natal. Dom Evaldo iniciou seu ministério na Paróquia de São José de Tucuruí. Em seguida, foi enviado em missão da Província de Fortaleza da Congregação da Missão para Itaituba, Pará.

Foi nomeado bispo pelo Santo Padre Papa Francisco no dia 20 de fevereiro de 2019. Sua Sagração Episcopal aconteceu no dia 27 de abril de 2019, na Catedral Metropolitana em Fortaleza (CE). Sua Posse Canônica ocorreu em 18 de maio de 2019, na Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Viana (MA).

Dom Evaldo Carvalho dos Santos é o sexto bispo a assumir a Diocese de Viana (MA). Seu lema episcopal é “Quia Misericordiam”, em português: “Quero misericórdia” (Mateus 9, 13), que representa a égide sob a qual a missão de um bispo se fundamenta, isto é, oferecer a Misericórdia Divina em favor do rebanho confiado ao seu zelo pastoral.

Com informações da Pascom da diocese de Viana e fotos de Nataniely Barros.

Fonte: Pascom Diocesana de Viana