Notícias da Diocese › 24/12/2022

MENSAGEM DE NATAL 2022 E ANO NOVO AOS DIOCESANOS – DOM EVALDO CARVALHO

Mensagem de Natal 2022 e Ano Novo aos queridos diocesanos espalhados pelos vinte e um municípios que compõem nossa querida Diocese de Viana

Queridos irmãos, queridas irmãs!

No Natal nós, cristãos, celebramos o nascimento de Jesus Cristo, Filho de Deus, cujo nome “Emanuel” significa “Deus conosco” (Mt 1, 23). Esta é a razão única e central desta festa que se celebra em todo o mundo.

A Virgem Maria oferece à humanidade o grande dom da presença do Salvador. Deus em pessoa se faz presente entre os homens e sua luz infinita ilumina a escuridão em que vive o ser humano (Jo 1, 4-5).

Essa luz divina orienta a consciência e a experiência do homem rumo ao mistério de Cristo, para afirmar a prioridade e superioridade do transcendente sobre o imanente, da pessoa sobre as coisas e da ética sobre a técnica.

A luz de Cristo gera um novo modo de viver, como diz São Paulo: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que saibais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito” (Rm 12, 2).

Ao anunciar o Evangelho, a Luz de Cristo penetra todas as culturas e as purifica daquilo que não é genuinamente humano, segundo os desígnios de Deus, que criou o homem à sua imagem e semelhança (Gn 1, 26). Iluminados por Aquele que é a Luz, trabalhemos para transformar as situações de trevas tornando realidade os princípios da justiça social, da paz e do bem comum.

A presença de Jesus na terra trouxe uma verdadeira transformação, renovou o coração do ser humano, promoveu a fraternidade e a paz universal, criou caminhos de diálogo, deu conteúdo à cultura da vida e da solidariedade em todas as atividades humanas, pessoais e sociais. O cristão redimido e iluminado em Cristo, deve refletir na própria vida que a transformação da humanidade, que inspira e realiza o nascimento de Jesus, deve frutificar através do nosso testemunho de fé, aqui e agora.

Faça deste dia um grande momento de alegria e fé, reúna a família e amigos para celebrar o nascimento do nosso Salvador. Façam todos experimentar a alegria de uma noite feliz levando esperança e paz, principalmente para aqueles que estiverem precisando de atenção e de amor.

Desejo a todos os diocesanos um Feliz Natal, pedindo ao Senhor que esta linda celebração ilumine nossas vidas, mude nossos corações e transforme a sociedade. Que o Ano Novo seja repleto de realizações na construção do Reino de Deus!

Dom Evaldo Carvalho dos Santos, C.M

Bispo Diocesano