Palavra do Bispo › 10/03/2021

Carta do Bispo Diocesano para o Ano Jubilar de São José

Prezados Srs. Padres, Diáconos, Religiosos e Religiosas,
Seminaristas do Seminário São Bonifácio, Lideranças de pastoral

No dia 08 de dezembro de 2020, o Papa Francisco, através da Carta Apostólica Patris Corde, anunciou o Ano de São José, a ser celebrado do dia 08 de dezembro de 2020 a 08 de dezembro de 2021. O motivo foi o 150º aniversário da declaração de São José como Padroeiro Universal da Igreja, feita pelo Papa Pio IX em 08 de dezembro de 1870.

Patris corde: com o coração de pai, José amava Jesus. É com estas palavras que o Santo Padre inicia sua Carta Apostólica nos convidando a mergulharmos no mistério da vida escondida de São José, para que cresça o nosso amor a este grande santo, imitando suas virtudes e aumentando nossa confiança na sua poderosa intercessão.

Simultaneamente ao Ano de São José, no dia 19 de março de 2021, o Papa Francisco convocará o Ano da Família Amoris Laetitia, para celebrar o quinto aniversário da Exortação Apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia. O encerramento desse ano será no dia 26 de junho de 2022, por ocasião do X Encontro Mundial das Famílias, em Roma.

São José nos ensina a fortalecer a convivência familiar; nele podemos contemplar o ideal do amor conjugal e familiar. Por isso em nossa Diocese vamos unir essas duas temáticas: o Ano de São José e o Ano da Família.

Sem dúvidas, neste ano em que somos atingidos por uma terrível pandemia e pela crise política, econômica e social em nosso país, São José nos ensina a grandeza de Deus, a importância da fé, a segurança que a obediência à vontade de divina nos dá e a força necessária para superar as adversidades.

Peço que todos os padres, diáconos, religiosas e religiosos, seminaristas, leigos e leigas, celebrem com especial zelo e de forma solene este Ano especial de São José e da Família; que todos os padres se comprometam com alegria e entusiasmo nesta tarefa para que nossas paróquias colham os frutos de uma vida centrada em Deus, cumprindo sempre a sua vontade, a exemplo do padroeiro da Igreja e da Família, o glorioso São José.

Para bem vivermos esse Ano Jubilar formamos uma Coordenação Diocesana, composta pelos padres que estão em paróquias que têm São José como padroeiro, as religiosas que o tem como patrono, mais a Pastoral familiar e grupos de casais.

A referida Coordenação, reunida no dia 06 de março do corrente ano, em Santa Inês, nos propõe as seguintes sugestões e programação:

1. Cada paroquia deve formar equipes com o Conselho de pastoral, Pastoral Familiar, grupo de casais com Cristo – E.C.C. e E.C.V.C. – pastorais e movimentos;
2. Cada paróquia receberá o modelo de banner oficial da Diocese para confeccionar;
3. Pede-se às Paroquias que adquiram as imagens de São José para as peregrinações: estas devem ser feitas pelas pastorais, movimentos e comunidades de cada paroquia;
4. Missas votivas a São José, nas paróquias:
* Na paróquia de São José em Penalva, missa votiva todo dia 19 cada mês, como de costume;
* Faisa e Tufilândia, São José Operário: missa votiva o dia 1º de cada mês.
* As demais paroquias: missa votiva todas as quartas-feiras;
5. No dia 01/05 – Memoria de São José Operário – as paróquias da Diocese em comunhão com as paróquias de Faisa e Tufilândia celebrem o dia de seu padroeiro.

Calendário Diocesano do Ano de São José e da Família

Dia 19/03
* Abertura oficial do ano de São José na Diocese de Viana, com Dom Evaldo.
Local: Penalva as 17:00, transmissão pelo Facebook e YouTube.
Dia 18/04
* Abertura do Ano de São José e Ano da Família em cada paróquia da Diocese.

Dia 01/05
* Dia de São José Operário.
Sugestão: Bênção da carteira de trabalho; Valorização do trabalhador; Oração pelos desempregados; Oração a São José.

Dia 31/07
* Estudos nas paróquias e apresentação da Exortação Apostólica sobre o amor na família: Amoris Laetitia.

Dia 08/08
* Dias dos pais: abertura da Semana Nacional da Família, com São José.
– Sugestões: Renovação das Promessas matrimoniais; Bênção das Famílias; Oração proposta na Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia (p. 276).
De maio a outubro – Peregrinação com a imagem de São José, a ser realizada pelas pastorais, movimentos e comunidades das paroquias.

Dia 31/10
Celebração da Santa Missa de conclusão das peregrinações, com São José.

Encerramento do Ano de São José

28/11 – Encerramento do Ano de São José nas paróquias; criatividade paroquial.
04/12 – Encerramento do Ano de São José, a nível diocesano; live; Paróquia Santa Inês em Sta. Inês, às 17:00.

Aproveitando este Ano especial,
DETERMINAMOS

“As paróquias de São José – Penalva, São José Operário – Faisa e Tufilândia, são lugares de culto e veneração deste santo Patriarca, para obter a indulgência plenária, de acordo com o decreto emanado da Penitenciaria Apostólica”.

Só lembrando de que as condições habituais para obter as indulgências são: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração segundo as intenções do Papa.

Unamo-nos em oração para que possamos nos inspirar em São José em todas as nossas decisões e dificuldades, sobretudo neste tempo de pandemia do novo coronavírus, com obediência e acolhimento ao projeto do Pai.

+ Evaldo Carvalho dos Santos, CM
Bispo Diocesano

Clique aqui para acessar a carta original