Notícias da Diocese › 28/11/2023

MINISTROS DA EUCARISTIA SE REUNEM EM ASSEMBLEIA DIOCESANA ELETIVA 2023

Nos dias 24 a 26/11 aconteceu no Sitio dos Padres, em Santa Inês a Assembleia Diocesana dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística, onde meditaram o Tema: A Pastoral do Ministro na Sinodalidade. Pe. George Muniz assessor eclesiástico dos Ministros da Eucaristia convida a todos para o momento de oração e espiritualidade. “Na profundidade do silêncio nos aproxima a sentir o amor de Deus”. Meditação da palavra (Lucas 19,45- 48)

Deu-se continuidade com a entrada de alguns símbolos que enriqueceram a oração; a cruz, a Bíblia Sagrada, a imagem do patrono São Mateus Moreira e manual para formação dos MESCEs.

Durante o percurso da Assembleia, trabalhando a temática da Sinodalidade, houve uma reflexão com a seguinte pergunta: Como está nosso evangelho? O Padre relata “não podemos ficar esperando, é necessário passar de uma pastoral conservadora para uma pastoral missionária, que vai ao encontro do outro, para sermos uma igreja Sinodal precisamos seguir alguns passos: ir ao encontro das pessoas e das realidades vividas por elas”.

No momento da formação, o assessor eclesiástico explicou sobre a nova organização na Diocese, a mudança de Áreas Pastorais para Foranias e que no ministério (MESCE)  terá que ser composto por um coordenador para cada forania para representá-los nas reuniões.
Estiveram presente as sete Foranias de Viana. Foram formadas as coordenações forânicas, na ocasião foi eleita a nova Coordenação Diocesana dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística.

Assembleia Diocesana dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística, encerrou no domingo (26/11) com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Pe. George Muniz, antes da homilia, apresentou oficialmente a nova coordenação diocesana e agradeceu a D. Socorro Neres pelos seus serviços prestados durante o período que esteve a frente da coordenação.

Coordenação Atual Eleita [2023]

Diego Oliveira de Alencar  – Coordenador Diocesano – Paróquia Santa Luzia – Terra Bela

Maria das Neves C. Nunes  – Vice-coordenadora Diocesana – Paróquia Santa Inês

Silmara Patrícia Cutrim Santos – Secretária Diocesana – Paróquia São Sebastião – Matinha