Notícias da Diocese › 16/06/2021

MISSA DOS SANTOS ÓLEOS DA DIOCESE DE VIANA

Aconteceu na noite desta segunda (14) a Celebração da Santa Missa dos Santos Óleos na Igreja Matriz da Paróquia Santa Inês, presidida pelo Bispo Dom Evaldo Carvalho, CM.

A missa dos Santos Óleos, que anteriormente acontecia durante a semana Santa, por causa da pandemia da Covid-19 foi transferida . Durante a celebração acontece a renovação das promessas sacerdotais.

É nessa missa que se abençoa o Óleo dos Catecúmenos e dos Enfermos e se consagra o Óleo do Santo Crisma, por isso, a celebração é chamada de “Missa dos Santos Óleos”

Celebração transmitida pelos canais de comunicações da Diocese de Viana.

O QUE É A MISSA DOS SANTOS ÓLEOS?

A missa dos “Santos Óleos” acontece na quinta-feira santa, mas por motivos pastorais, esta celebração poderá ter sua data alterada. Sendo também chamada a Missa da Unidade, reúne em torno do Bispo o clero da diocese (padres e diáconos) e todo o povo de Deus, ou ao menos uma boa representação das comunidades paroquiais que formam a diocese, expressando a comunhão diocesana, constituindo um momento forte de comunhão eclesial, de participação intensa das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja. Nesta missa são ABENÇOADOS os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e CONSAGRADO o Santo Óleo do Crisma. Uma vez que esta missa caracteriza-se como uma grande ação de graças a Deus pela instituição do ministério sacerdotal na Igreja, nela, os padres presentes renovam as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação.

Após o término do rito, os padres voltam para suas comunidades levam a porção dos óleos para a realização dos Sacramentos.

Confira aqui o álbum com todas as fotos.