Mural Virtual › 04/08/2023

Parabéns aos Padres da Diocese de Viana – 04 de agosto

04 de agosto, é comemorado o Dia do Sacerdote. A data é celebrada no mesmo dia da festa de São João Maria Vianney, padroeiro de todos os sacerdotes. Nesse dia especial queremos saudar todos os padres de nossa Diocese de Viana, pelo seu “SIM” a serviço do Reino de Deus, e que seja sempre mais frutuosa a sua vocação ao ministério sacerdotal.

Histórico – DIA DO PADRE

João Maria Vianney, nasceu na França, em 1786, e foi considerado um dos mais notáveis conselheiros do mundo católico em sua época. O Papa Pio XI o canonizou em 1925.

O dia do Padre é comemorado desde 1929, essa data foi instituída no pontificado do Papa Pio XI. Ser padre é o chamado para ser um servo de Deus, um sacerdote, um pai (padre) à semelhança de Cristo Jesus que amou e deu sua vida ao povo pobre, simples e marginalizado. Nunca hesita. Tudo aceita, confia e acredita em Deus e na sua Providência, e caminha seguro para missão que lhe é designada.

É o padre, que através do Evangelho, leva as almas para Deus, pela conversão da fé em Jesus Cristo. Por isso, são pessoas que nascem com esse dom e logo cedo ou no momento oportuno, ouvem o chamado de Deus para se consagrarem a servir à comunidade.

O padre é um dos membros do clero da Igreja Católica Apostólica Romana, um sacerdote ordenado por um bispo católico, cuja missão é evangelizar, celebrar a Eucaristia (missa), ouvir confissões, ministrar o batismo, o sacramento da cura, abençoar os fiéis, entre outras funções em seu ofício.

Na Igreja Católica, a figura do padre é considerada semelhante a de um “pai” (padre), que intercede por seus “filhos” (fiéis) em nome de Deus e Jesus Cristo Nosso Senhor.
Deus abençoe nossos padres.

FONTE: PASCOM – Diocese de Viana
Texto: Diác. Ferdnando Costa da Silva