Diocese de Viana

(98) 3351-1174

Notícias da Diocese › 09/03/2025

Parabéns, Pe. Antonio Rodrigues. Escreve, Antonio…

 

Escreve, Antônio. Põe no papel…

Pe. Antônio Rodrigues, que atualmente é Vigário Paroquial de Santa Rita de Cássia e São Francisco de Assis, responsável pela Área Pastoral São Francisco de Assis e Nossa Senhora da Conceição, no Segundo Núcleo, ambas em Buriticupu – MA. É o primogênito de 06 filhos José Pulquerio Silva (Fijoca) e Maria Antônia Rodrigues, (ambos In Memoriam) nasceu no povoado Centro dos Colíns, então povoado do  município de Vitória do Mearim (hoje, povoado de Conceição do Lago-Açú), aos 08 de janeiro de 1976. De família católica, principalmente a sua mãe, se viu envolvido com a Igreja desde tenra idade, fez catequese na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde teve como catequista Maria Clara que o preparou para a Primeira Eucaristia no ano de 1987, das mãos do saudoso Pe. Sergio Ielmeti. Também foi sua catequista, Lili que o preparou para receber o sacramento da Crisma no ano de 1990 de pelas mãos de Dom Adalberto Paulo da Silva, OFMCap. Ainda na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Vitória do Mearim, de modo particular na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o Jovem Antônio se envolveu nos movimentos juvenis da época, e junto a isso trabalhou com seu pai na atividade mercantil (comércio), enquanto isso ia despertando sua vocação.

No início do ano de 1991 Antônio Rodrigues ingressou no seminário Menor São José, em  Viana – MA. Ali permaneceu por 02 anos, onde cursou o então Segundo Grau na Escola Normal. Ao concluir esta etapa foi enviado ao Seminário Maior Nossa Senhora da Divina Providência, da Diocese de Viana, em Ananideua – PA, para estudar Filosofia.

Por circunstâncias históricas fez partes da turma de seminaristas que ficou conhecida por “diáspora”, deixando a Diocese de Viana e sendo acolhido na Arquidiocese de Belém. Onde ficou até concluir o primeiro ano de Teologia. Avisado em sonho do fim de um período, retornou à Diocese de Viana, sendo acolhido por Dom Ricardo Paglia, à época ( fim de 1996) Administrador Apostólico ‘Sede Plena’ de Viana. Sendo então enviado com os outros seminaristas para o Seminário Interdiocesano Santo Antônio, em São Luís, para estudar Teologia.

Permaneceu neste seminário até a chegada de Dom Xavier Gilles, o 4º bispo diocesano de Viana, que o mandou para concluir a Teologia na Universidade Gregoriana de Roma, na Itália. Nesse período residiu no seminário dos Legionários de Cristo, na periferia da cidade eterna.

Ao concluir seus estudos de Teologia, voltou ao Brasil, foi ordenado Diácono em 2000, e enviado ao Seminário Menor, para ajudar o reitor e substituí-lo após a ordenação presbiteral. O que acabou não acontecendo. Foi ordenado presbítero no dia 09 de março de 2001, em Santa Inês e começou seu ministério presbiteral, como administrador paroquial em São Vicente Férrer.

Não demorou muito, e num acordo entre o bispo de Viana e o de Bacabal, logo no início de 2001, tornou-se reitor do recém-inaugurado Seminário Dom Pascásio, da Diocese de Bacabal, que passou a abrigar os seminaristas das dioceses de Viana e Bacabal. Pe. Antonio Rodrigues permaneceu neste ofício por 04 anos.

No início de 2005, ele foi nomeado pároco de São Francisco Xavier,  em Monção e ali permaneceu por 06 anos. Neste período foi aprovado em concurso público para o exercício do magistério e foi transferido para São Benedito de Olinda Nova, onde só ficou um ano.

De março de 2010 a janeiro de 2016 foi pároco de São Vicente Férrer, na cidade homônima. E a partir de abril do mesmo ano  até o início de 2023, foi Pároco de Santa Rita de Cássia e São Francisco de Assis, em Buriticupu – MA.

Nessa trajetória, reconheceu o curso de filosofia, fez algumas pós-graduações, foi Coordenador de Setor e de Área Pastoral, entre outras coisas.

Desejamos nossos Parabéns e a continuação de um ministério fecundo, em nome da Pastoral Presbiteral e do bispo diocesano.

Para eventuais saudações: (98) 98215-0451

 

Por Ascom da Pastoral Presbiteral

 

FONTE: Diocese de Viana

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.