Notícias da Diocese › 14/02/2018

Paróquia Santa Inês se prepara para o período da Quaresma

Como é de costume, a Igreja Católica inicia solenemente o Tempo Litúrgico da Quaresma na Quarta-feira de Cinzas. São quarenta dias considerados de penitência e de purificação, em preparação para a Páscoa, onde é celebrada a ressurreição do Senhor. Na Paróquia Santa Inês, da Diocese de Viana, o período iniciará com a Missa Penitencial, que será celebrada às 5h da manhã na quarta-feira (14), com a bênção e imposição das cinzas sobre a cabeça dos fiéis.

Para o Pároco, Pe. José Marinho, esse é um tempo favorável para a mudança pessoal. “A quaresma é um tempo de renovação interior, de reavivamento das nossas atitudes e sobretudo da nossa fé”. De acordo com a programação da Paróquia, até o próximo domingo (18), em todas as missas celebradas na Igreja Matriz e Comunidades haverá a bênção e distribuição das cinzas. O período quaresmal termina na Quinta-Feira Santa.

VIA-SACRA – Uma novidade este ano na programação paroquial é a realização da Via-Sacra pelas ruas da cidade. Segundo a comissão de organização, toda estrutura e um elenco com mais de 100 pessoas, compõe o núcleo das cenas e das estações estão sendo preparados para a Sexta-feira Santa, dia em que acontece a Via-Sacra. “Nossa ideia é resgatar a tradição que acontecia em nossa paróquia nesse período. A Via-Sacra é um momento emocionante, ajuda as pessoas a refletirem esse tempo vivido em nossa igreja”, disse Leandro Alves, membro da comissão.

MISSAS PENITENCIAIS – Nas quartas-feiras durante Quaresma, a Paróquia Santa Inês celebra as Missas Penitenciais às 05h e às 18h a Via Sacra na Igreja Matriz. Nas comunidades, a Via Sacra acontece às sextas-feiras, às 19h30.

“Que esta caminhada da Quaresma nos ajude e ajude todos os nossos paroquianos a fazer, de fato, a experiência do amor de Deus, exercitando as práticas quaresmais: o jejum, a oração – acima de tudo, e a caridade”, disse o pároco.

Texto e fotos: Pastoral da Comunicação Paroquial.