Notícias da Diocese › 22/08/2022

PASCOM DE VIANA REALIZA 7º ENCONTRO DIOCESANO DE COMUNICAÇÃO

Aconteceu nesse último final de semana, 20 e 21 de agosto, em Santa Inês no Sitio dos Padres, o VII Encontro Diocesano na Pastoral da Comunicação – PASCOM, que contou com a presença das paróquias das Áreas Pastorais do Pindaré e Lagos, e de representantes das pastorais e movimentos a nível diocesano; Pastoral Carcerária (Polianna Fahd), Renovação Carismática Católica (Emanuelle) , e a assessoria do  Pe. Arlyson Ernesto, SCJ (assessor eclesiástico da Pascom de Viana)  e Paulo Victor (Coordenador Regional da Pascom Maranhão). Com Tema: Espiritualidade do Comunicador para uma Igreja Sinodal. Das vinte e sete paróquias da diocese, estiveram presentes no encontro treze, com seus representantes da Pascom Paroquial, o Seminário São Bonifácio na pessoa do reitor Pe. Giuseppe Spiga,  enviou os seminaristas Renato e Gabriel  e pelo  Instituto da Irmãs Pequeninas do Sacratíssimo Coração de Jesus, a Ir. Nathaly, IPSCJ.

A primeira palestra da tarde foi ministrada pelo Pe. Arlyson Ernesto,scj que teve como tema “A Espiritualidade do Comunicador para uma Igreja Sinodal”. Dos quatro eixos da Pascom (formação, produção, articulação e espiritualidade) vimos a importância para a ação e seguimento desta pastoral nas paróquias e comunidades é o eixo da espiritualidade, pois o mesmo irá fortalecer e animar as ações na comunidade e paróquia. Num segundo momento, a formação foi sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que tratou dos cuidados ao divulgar as publicações nas redes sociais (site, blog, grupos de whatsapp).
A Pastoral da Comunicação passou a ser uma pastoral muito relevantes dentro das paróquias da diocese, pois se tornou um caminho de fortalecimento da evangelização. O coordenador regional, Paulo Victor falou sobre como a Pascom vem impulsionando as ações de evangelização por meio dos grupos, movimentos, pastorais e comunidades. Em quase toda a dioceses o período de pandemia nos mostrou o quanto essa pastoral foi essencial na divulgação das ações da Igreja.
Seguindo o momento de oração Mariana ás 18h  pelos trabalhos da Pascom na nossa diocese e paróquias. Retornamos as 20h para a última palestra do dia que teve como tema “Comunhão para uma Igreja Sinodal” que teve a assessoria de Paulo Victor. que passou a importância de se trabalhar em comunhão dentro da paróquia nas comunidades.
Para finalizar o dia tivemos as 21h30 com Adoração a Jesus Eucarístico conduzido pelo diác. Ferdnando, momento de agradecimento a Deus pelo os trabalhos de comunicação e evangelização realizados pelos agentes na diocese.
No segundo dia do encontro, houve o momento da escuta dos comunicadores de cada paróquia e das pastorais e movimentos  com representatividade a nível diocesana. Essa escuta permiti melhorar e articular as atividades da pastoral nas paróquias. Um calendário de agendas paroquial, diocesano e regional de  formação foi iniciado para os anos de 2021 e 2022.
O Encontro encerrou com a celebração da Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Evaldo Carvalho, na Solenidade  da Assunção de Maria.

Fonte: Pascom Diocesana
Fotos: Hélio Pereira