Notícias da Diocese › 06/06/2022

Pela Juventude: Dom Evaldo entrega carta da PJ ao Santo Padre com pedido de oração

Dom Evaldo Carvalho, bispo de Viana, durante encontro com o papa Francisco. Foto: vaticanmedia

Dias intensos foram vivenciados pelos bispos do Regional Nordeste 5 durante a programação da visita Ad Limina Apostolorum. Os bispos seguiram três momentos fundamentais: a peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo, a celebração eucarística nas Basílicas de Roma; a visita aos vários Dicastérios da Cúria Romana; e o encontro com o Santo Padre.

Dom Evaldo Carvalho, bispo da diocese de Viana, assim como os demais bispos tiveram a oportunidade de se reunir com o papa Francisco e pessoalmente ter um momento de conversa.

“O ponto mais alto da visita Ad Limina foi o nosso encontro com o Santo Padre, que nos recebeu em audiência na manhã do dia 02 de junho. Nesta ocasião o Papa Francisco escutou cada um dos bispos e por fim, entre outros ensinamentos nos disse: “Para o bom exercício do vosso ministério, vocês devem zelar por quatro tipos de proximidade. Em primeiro lugar, sejam próximos de Deus, sejam homens de oração; Sejam próximos uns dos outros, cuidando da comunhão no colégio dos Bispos; sejam próximos dos vossos padres, vossos colaboradores diretos na missão; e por fim sejam próximos do povo, do rebanho que lhes foi confiado”!

Na oportunidade, dom Evaldo entregou, a pedido da Pastoral da Juventude de sua diocese, uma cartinha ao Santo Padre. “Esse envelope é uma cartinha da PJ pedindo oração e uma bênção para a Romaria Diocesana da Pastoral da Juventude que acontecerá em São Vicente Férrer nos dias 30 e 31 de julho de 2022”.

Renovar as forças para a missão

Dom Evaldo afirma que a visita foi um momento especial de graça para encorajar cada bispo em sua missão, frente aos desafios das suas respectivas dioceses. “Foi uma bonita manifestação da comunhão com o papa Francisco. Somos gratos a Deus, a Santa Sé e ao Regional Nordeste 5 que nos possibilitaram esses dias de renovação espiritual e eclesial em espírito de sinodalidade”, disse.

Juventude

A Pastoral da Juventude da Diocese de Viana externou sua gratidão a dom Evaldo por ter acolhido e atendido ao pedido da juventude, através da seguinte mensagem: “Agradecemos o nosso bispo dom Evaldo por ter entregue nas mãos do nosso querido Papa Francisco a carta produzida por nós que trata da nossa VIII Romaria Diocesana da Juventude. Ficamos agradecidos pela Vossa Santidade ter recebido com alegria esse nosso recado e os pedidos de oração para a nossa juventude”.

Romaria

A VIII Romaria Diocesana da Juventude acontecerá nos dias 30 e 31 de julho de 2022, em São Vicente Ferrer. O momento também é alusivo aos 40 anos de existência da Pastoral da Juventude na diocese.

Confira o convite feito pelo padre Anderson da Silva:

Com a colaboração da Pascom da diocese de Viana

Fonte: Cnbb NE 5