Diocese de Viana

Notícias da Diocese › 24/01/2023

Quatro propostas para fazer em família durante Ano Vocacional

Por André Luiz, 7 de dezembro de 2022

A Comissão Nacional da Pastoral Familiar elaborou quatro propostas para orientar as famílias a realizarem durante o 3° Ano Vocacional. A ação iniciada no último dia 20 de novembro é realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por meio da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada.

O casal coordenador Nacional, Alisson e Solange Schila, reforçam a importância da participação da Pastoral Familiar na iniciativa. “Nós, enquanto Pastoral Familiar, não podemos perder essa chance de encantar as crianças, adolescentes, as famílias com o evangelho, com a alegria para despertar as vocações”, afirmou Solange.  “Por isso, esta é uma oportunidade muito importante para a Pastoral Familiar. Somos, como família, essa sementeira de vocação”, completou Alisson.

1. Rezar todos os dias

É importante rezar todos os dias pelas vocações no mundo inteiro. Como gesto pessoal, sugere-se que os fiéis rezem ao menos uma Ave Maria por dia nessa intenção.

1. Rezar uma vez por semana a oração vocacional em família

Reunidos em família, os integrantes da Pastoral Familiar são convidados a rezar a oração do 3° Ano Vocacional.

Oração do Ano Vocacional

Senhor Jesus,

enviado do Pai e Ungido do Espírito Santo,

que fazeis os corações arderem e os

pés se colocarem a caminho,

ajudai-nos a discernir a graça do vosso

chamado e a urgência da missão.

Continuai a encantar famílias, crianças,

adolescentes, jovens e adultos,

para que sejam capazes de sonhar e se entregar,

com generosidade e vigor,

a serviço do Reino,

em vossa Igreja e no mundo.

Despertai as novas gerações para a

vocação aos Ministérios Leigos,

ao Matrimônio, à Vida Consagrada

e aos Ministérios Ordenados.

Maria, Mãe, Mestra e Discípula Missionária,

ensinai-nos a ouvir o Evangelho da Vocação

e a responder com alegria.

Amém!

1. Nas missas, motivar a oração vocacional

A participação da comunidade é fundamental para a celebração do 3° Ano Vocacional. Por isso, sugere-se, em comunhão com o pároco, incluir nas missas a oração oficial.

1. Articulação com o Serviço de Animação Vocacional

É importante que as coordenações locais entrem em contato com o Serviço de Animação Vocacional da diocese para verificar como a Pastoral Familiar pode ajudar na promoção deste ano.

Ano Vocacional

O terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil será celebrado entre os dias 20 de novembro de 2022 e 26 de novembro de 2023. A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país. Inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” o tema do Ano Vocacional 2023 é “Vocação: Graça e Missão” e o lema é “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).

Fonte: vidaefamilia.org.br

Reflexão Vocacional – domingo 15 de janeiro

Neste segundo domingo do tempo comum, continuando as reflexões sobre as vocações eclesiais, queremos focar a nossa atenção sobre a vocação ao matrimonio, ajudados da pastoral familiar da nossa diocese. Um dos primeiros passos para responder ao chamado de Deus à vida matrimonial cristã e o namoro.

O namoro é uma fase em que se proporciona conhecimento e interação, antes da formalização do compromisso final que é o matrimonio e a constituição da família. A Diocese de Viana trata e apoia o namoro como uma fase em que os jovens enamorados devem conhecer-se com reciprocidade, descobrindo o respeito mútuo num compromisso de amor e fidelidade, começando juntos um
percurso de oração e de participação a vida da própria comunidade. No namoro se colocam as bases da futura convivência para poder enfrentar com maturidade todos os momentos desafiadores da vida a dois e evitar de quebrar o compromisso de amor e fidelidade.

Intenção para a oração da assembleia:

• Por todos enamorados da nossa Diocese de Viana, que o Espírito Santo de Deus os guie no conhecimento da verdade na decisão de se conhecerem, de se amarem num compromisso de respeito e fidelidade. Rezemos…

Reflexão Vocacional 22 de Janeiro de 2023

Domingo, 22 de janeiro de 2023

Neste terceiro domingo do tempo comum, continuando as reflexões sobre as vocações eclesiais, queremos focar a nossa atenção sobre a vocação à vida consagrada como religiosos e religiosas. Em nossa diocese estão presentes 3
congregações masculinas e 5 femininas. Durante este ano vocacional nacional vamos apresentá-las e rezar por elas.

Começamos com a Congregação dos Sacerdotes do sagrado Coração de Jesus que estão presente no território da diocese a partir do novembro 1968 e hoje contam presença em três cidades e paroquias (Pindaré Mirim, Santa Inês e
Santa Luzia)

A Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus é uma congregação religiosa clerical de direito pontifício da Igreja Católica Apostólica Romana (em latim, Congregatio Sacerdotum a Sacro Corde Iesu), donde vem a sua sigla (SCI). Presente em 38 países, os padres dehonianos como são conhecidos no Brasil, atuam no apostolado paroquial, em obras sociais, educação, comunicação, missionariedade, formação religiosa e clerical

O fundador, Padre Leão João Dehon, nascido em 14 de março de 1843, na França, defendeu a participação social da Igreja, a instrução dos sacerdotes e a prática da missão ad gentes. Sociólogo, advogado, escritor e um sacerdote
exemplar, Pe. Dehon fundou uma Congregação que tem o amor e a reparação como carisma

Intenção para oração da assembleia
Por todos os membros da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus porque sejam guiados pelo Espírito Santo em suas missões e vivendo o próprio carisma sejam testemunhas do Reino de Deus na terra. Envia Senhor santas vocações para continuar o anuncio do Evangelho até os últimos confins da Igreja.

Rezemos

* campos obrigatórios.