Diocese de Viana

(98) 3351-1174

Notícias da Diocese › 08/02/2025

Primeira Reunião do Conselho Diocesano de Pastoral em 2025

Aconteceu na manhã deste dia 08, no Sítio dos Padres em Santa Inês, paralela à Assembleia Diocesana de Catequese, a primeira reunião do Conselho Diocesano de Pastoral e contou a presença de vários coordenadores e representantes de Pastorais, Movimentos e Serviços presentes e atuantes na Diocese de Viana, assim como alguns assessores eclesiásticos diocesanos. De modo que quase todas as foranias, sentida e lamentada as ausências totais da Forania VII – São Pedro e São Paulo

Depois da Oração Inicial conduzida pelo Pe. Rozivaldo, Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora, que aproveitou para falar da importância do CDP e consequentemente das suas reuniões, assim como da importância de todos os coordenadores, dos vigários forâneos e dos assessores eclesiásticos diocesanos.

A pauta foi apresentada e completada: Data da Assembleia Diocesana de Pastoral, Jubileu da Esperança, Agenda das Pastorais e Movimentos, Ministros da Palavra, Assembleias das Foranias, Campanha da Fraternidade 2025, Agenda das reuniões dos CDP, Formação da Cáritas, Ações do Plano Diocesano de Pastoral, Seminário da Coleta de Assinaturas contra Agrotóxicos; Projeto Cuidar da Vida; Curso de Dinâmica para Lideranças e Encontro Diocesano da Pascom.

Foi então lembrado a todos que neste ano a Assembleia Diocesana de Pastoral será de 24 a 26 de outubro do ano em curso. Os ministros da palavra, onde já tem e onde estar em construção e onde não tem, realizarão dois encontros em âmbito de área: 06 de julho para as foranias da Área dos Lagos e 03 de agosto para as foranias da Área do Pindaré. Foi pedido que as pastorais e movimento enviem até fim de fevereiro suas datas para o CDP.

Pe. Rozivaldo fez análise do repasse da CF/2005 realizado por áreas: Dos lagos, na Paróquia Nazaré em Viana e do Pindaré, na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Buriticupu. Dom Evaldo aproveitou a deixa e apresentou a retomada da coleta de assinaturas para o projeto de proibição do lançamento aéreo de veneno. Essa retomada será com um Seminário Regional de 21 a 23 de março, em Caxias (MA). Na nossa diocese o bispo vai reforçar o tema com os padres e o prazo será até a Páscoa para a entrega

Quanto às ações do Plano de Pastoral percebe-se que a do Pilar da Palavra e da Liturgia estão bem encaminhadas, mas a outras estão muito paradas, faltando articulação e boa vontade nas paróquias e foranias, principalmente a criação do COMIPA. Na mesma discussão, o bispo falou que Regional NE5 estar disposto a ajudar e querem uma data para uma formação. A data escolhida foi 30 de março e devem participar duas pessoas por paróquia, de onde tem já tem alguma semente e de onde não tem de jeito nenhum.

No tocante ao mini curso “Cuidar da Vida”, experiência de combate ao suicídio principalmente de jovens. Deveria ser realizado por sub regionais, o nosso sub-regional (Pinheiro – Zé Doca – Viana) realizaria em janeiro passado, mas não foi possível por falta de pessoas disponíveis a participar. O bispo então informou que a equipe está disponível para fazer o curso por diocese. Ato continuo o bispo falou da proposta de um curso de lideranças promovido pelo Pe. Jorge Boran e sua equipe. Ficou decidido que realizares as duas formações, devido a importância que eles tem. Não ficou acertados as datas logo e o CDP vai analisar as datas recebidas das pastorais, movimentos, serviços e foranias, para depois escolher as datas.

Por fim, o Pe. Rozivaldo renunciou a função de Coordenador Diocesana da Ação Pastoral, apresentando seus motivos.

O bispo agradeceu a presença e participação de todos e deu a benção final.

 

Nilton Lima

 

FONTE: Diocese de Viana

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.