Nesses dias 17 e 18 de fevereiro aqui na diocese de Viana realizamos algumas reuniões para refletir e decidir ações importantes para o para a Evangelização e para o povo de Deus.
Na manhã de segunda feira, na Casa Paroquial da Paróquia Santa Inês, em Santa Inês – MA, realizamos reunião da Comissão Diocesana para a Lei Geral de Proteção de Dados, na qual refletimos sobre os equipamentos para coleta digital de assinaturas nas paróquias, sobre a necessidade de se digitalizar os dados, e reforçar a necessidade de se avisar no inicio de cada acontecimento nas paróquias da coleta de dados sensíveis, entre outros assuntos.
Na tarde do mesmo dia reuniu-se o Conselho Presbiteral Diocesano, no Sítio dos Padres, na mesma cidade. Ali tratamos de assuntos relacionados às Paroquias, algumas mudanças necessárias, principalmente em função da vacância de cargos, em decorrência da Nomeação do Mons. Giuseppe.
Já na manhã de terça-feira, por volta das 09h, realizamos a Reunião Geral do Clero, no auditório do Sítio dos Padres. A reunião começou com a apresentação dos Irmãos: Reinaldo e Valdir, que formarão a comunidade Lassalista, de São Vicente Férrer, após a saída do Ir. Nestor, seguida da Oração das Laudes. Depois deste primeiro momento, apresentou a pauta: a) Prestação de contas (ecônomo); b) leitura c) coordenador diocesano de pastoral; d) Jubileu da Esperança e) avaliação do retiro e formação do clero; e) CF e coletas de assinaturas de agrotóxico; f) missa dos santos óleos – Bom Jesus das Selvas (05 de abril, às 10h; g) Ereção da nova Paróquia – Coque (27 de junho); h) curso de pós-graduação em teologia na Faculdade católica do Maranhão; i) encontro sobre cáritas paroquial; j) Projeto cuidar da vida, para prevenção do suicídio de jovens e adolescentes; k) curso de dinâmica de líder; l) economia; m) chancelaria;
Aproveitamos a oportunidade neste início, para o Mons. Giuseppe fazer o seu agradecimento na última reunião que participou. Ao terminar foi chamada a equipe econômica: Pe. George, Ecônomo, Glacélia, Raimunda e Diác. José Carlos, que apresentaram a Prestação de Contas relativas ao exercício 2024. Terminada foi feita a leitura da Ata da reunião passada, pelo Secretário do Clero, Pe. Arlyson Ernesto e houve uma pausa para o lanche. No retorno do lanche, retomamos a pauta com o tema da coordenação de Pastoral: o bispo falou da renúncia do Pe. Rozivaldo e reforçou que cada Vigário Forâneo deverá ser o Coordenador de Pastoral na sua forania, e Pe. Nilton será o coordenador Geral para inclusive representar a Diocese em outros âmbitos. Falou-se em seguida Jubileu: o bispo apresentou o plano de trabalho para a realização do Jubileu na diocese. Daí passou-se para tratar da coleta de assinaturas para o ante-projeto de proibição da pulverização de veneno por meios aéreos. O bispo falou da parcial de assinaturas recolhidas e disse que tá muito aquém e reforçou o apelo para todos os padres se empenharem o máximo possível até junho.
Passou a falar da Lei Geral de Proteção de Dados: Pe. Aldeanes e Pe. Arlyson falaram do leitor biométrico que cada paróquia vai adquirir e da importância de assinatura dos Termos de autorização de uso de dados sensíveis. Daí em diante passou-se a falar sobre algumas temas variados.
Por Nilton Lima
na
Fotos: Pe. Francinaldo Silva e Pe. Nilton Lima
FONTE: Diocese de Viana