Notícias da Diocese › 23/05/2023

Semana de Comunicação no Regional NE5: testemunhas da verdade com amor

“Falar com o coração – “Testemunhando a verdade no amor”. De 15 a 21 de maio, a Igreja no Maranhão, como a Igreja no Brasil, vivenciou a Semana de Comunicação. Foram dias de formação, espiritualidade, que culminou com a celebração do 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Em parceira com a Pastoral da Comunicação no Maranhão, o site do Regional Nordeste 5 trouxe diversos conteúdos formativos com grandes nomes da comunicação no Maranhão, entre eles, o jornalista Ricardo Alvarenga, que participa do grupo de estudos responsável pela atualização do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, e do coordenador regional da Pascom, Paulo Victor.

“A Pastoral da Comunicação no Maranhão – Pascom Maranhão, entende que temos muito ainda por caminhar, e caminhar juntos, dialogando, diante de toda esta Semana, se alegra pelo empenho e por todo esforço feito em todos os níveis, nos diferentes ambientes eclesiais, para celebrar a Semana. Acredito ardentemente que esta Semana terá um forte efeito em muitos lugares e será significativa em muitos corações; será uma chama acessa neste caminho que nos propusemos a caminhar juntos. “Corações ardentes e pés a caminho” para ser completamente uma Igreja no Maranhão anunciadora. Fraternalmente sinodal. Obrigado pastoral da comunicação. Uma gratidão do coração”, afirmou Paulo Victor.

Dom Gilberto Pastana, referencial para a Pastoral da Comunicação no Regional Nordeste 5, enviou mensagem aos comunicadores reforçando que não se deve “comunicar aquilo que nós pensamos, mas aquilo que o mestre mandou”.

“É muito importante envolver todos os membros e aqueles também que são apaixonados pela comunicação para vivenciarem bem esta semana. Falar com o coração, testemunhando a verdade na vida dos irmãos”, disse dom Gilberto.

Os coordenadores diocesanos da Pastoral da Comunicação foram peças fundamentais para que a Semana pudesse ser vivenciada no Regional Nordeste 5 com participação e comunhão. Elislene Lima, da Pascom de Grajaú, através de vídeo, encaminhou mensagem aos comunicadores de sua diocese reforçando que “a maior prova de amor é se doar em prol da vida dos irmãos”.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMC) é celebrado na festa litúrgica da Ascensão do Senhor. E neste dia se encerra a Semana de Comunicação. Em 2023, foi celebrado o 57º DMC.

MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA O LVII DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

DMC, como surgiu?

O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi instituído pelo Decreto Inter Mirifica, do Concílio Vaticano II, em seu número 18: “Para reforçar o variado apostolado da Igreja por intermédio dos meios de comunicação social celebre-se anualmente, nas dioceses do mundo inteiro, um dia dedicado a ensinar aos fiéis seus deveres no que diz respeito aos meios de comunicação, a se orar pela causa e a recolher fundos para as iniciativas da Igreja nesse setor, segundo as necessidades do mundo católico”. Em 7 de maio de 1967, domingo da Ascensão do Senhor, celebrou-se pela primeira vez, no mundo inteiro, o dia Mundial das Comunicações Sociais, marcando a data em que seria celebrado a cada ano.

www.cnbbne5.org