Notícias da Diocese › 21/02/2019

Seminarista Joaquim Alves será ordenado diácono em 23/02

História Vocacional – Seminarista Joaquim

Nascido em 1985 na cidade de Palmeirais – PI. Filho de Joaquim Alves da Conceição (in memorian) e Maria de Fátima Sousa. Vem de uma família simples e humilde de camponeses. Seus pais pediram o sacramento do BATISMO ainda quando  era criança e cresceu em comunidades rurais já na cidade de Parnarama – MA, onde atualmente reside sua família.

Quando adolescente, já com residência na cidade, teve os primeiros contatos com a catequese e deu continuidade em uma turma de PRIMEIRA EUCARISTIA, seguindo posteriormente para o sacramento do CRISMA.

No aprofundamento na vida cristã e da fé, foi  se engajando cada vez mais nas atividades da Igreja.

Neste processo de engajamento pós-crisma, participou da PASTORAL DA JUVENTUDE, se colocando à disposição para ser CATEQUISTA, também foi o primeiro ACÓLITO da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Padroeira de Parnarama.

Com seu envolvimento na comunidade despertou o chamado a vocação sacerdotal, na ocasião conversou com o pároco Pe. Eliezer Moreira César o qual o encaminhou para os encontros vocacionais.

Ingressou no Seminário Maior São José, no ano de 2006 pela Diocese de Caxias – MA. No ano de 2009 saiu e passou seis anos numa experiencia fora. Em 2016 foi acolhido na Diocese de Viana – MA pelo então bispo Dom Sebastião Lima Duarte (hoje atual bispo de Caxias) e deu continuidade aos estudos no Seminário Maior São Bonifácio (São Luis –MA).

Histórico de Tempo: Um ano no seminário, quatro meses na Fazenda do Amor Misericordioso (em Matinha), oito meses em Alto Alegre do Pindaré (Pe. Olivan) e um ano em São Vicente Férrer-MA (Pe. Rosivaldo).

Em resumo essa trajetória do jovem Joaquim Alves, mostra sua perseverança e amor a igreja, no seu percurso vocacional, rezemos pela sua ordenação diaconal que acontecerá no dia 23 de fevereiro de 2019, às 18h00,  na cidade de São Vicente de Ferrer, Paróquia de São Vicente de Ferrer . Tem muitos outros detalhes de angustias, sofrimentos e superações.

“Eis que estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27)

Louvado seja pelas vocações a serviço do Reino de Deus