Notícias da Diocese › 30/05/2022

Terço dos Homens Celebra Jubileu de Prata

No último dia 26 de maio (2022), o Terço dos Homens Mãe Rainha, das paróquias; Nossa Senhora de Nazaré e a Catedral Nossa Senhora da Conceição de Viana.  Estivemos reunidos para celebrar em ação de graças o Jubileu de Prata (25 anos) do THMR no Regional Nordeste 5. A missa foi celebrada pelo nosso bispo Dom Evaldo de Carvalho dos Santos, CM e concelebrada pelo Pe. Ribinha (pároco da Paróquia da Catedral). Contamos com a presença do Terço das Mulheres, das duas paróquias, e de muitos devotos de Nossa Senhora Mãe Rainha.

Na alegria de celebrarmos a eucaristia, encerramos a celebração recebendo o envio do nosso Pastor Dom Evaldo, com a mensagem “O terço na mão, pés na missão, fé no coração rumo à Evangelização”.

Salve Rainha todos os irmãos do terço dos homens.

O Terço dos Homens Mãe Rainha (THMR) da Diocese de Viana, que compreende as 27 paróquias dessa igreja particular, estando no Regional CNBB Nordeste V. O movimento do THMR, está organizado em duas áreas; Área Pastoral do Pindaré e Área Pastoral dos Lagos.

Percebe-se que com o Terço dos Homens algo novo está surgindo na Igreja. Vamos acompanhar um pouco nosso histórico.

O Terço dos Homens é uma nova efusão do sopro do Espirito Santo como Ação de Graças na Igreja Particular de Viana. “O homem rezando parece um menino” (trecho do hino) o terço é algo que motiva a espiritualidade para o encontro com Nosso Senhor Jesus Cristo, e interessante é perceber, que este mesmo homem se torna testemunho de cura, libertação e conversão para outros. Levar outros a fazer a experiência dessa fonte de oração, que para alguns, parecia que esta devoção era uma coisa reservada apenas às mulheres, hoje os homens começam perceber sua participação como discípulos e missionário através do Santo Terço.

Deus escreve direito com linhas tortas. Ele suscita esta grande irrupção: o Terço dos Homens, num tempo em que os homens se afastam cada vez mais das coisas de Deus, e, claro, da devoção pessoal à Nossa Senhora. Deus usa o seu velho princípio: as causas segundas! Neste caso, instrumentos humanos, pessoas concretas, para manifestar sua vontade.
Deus nos confirma diariamente que era sua vontade chamar à vida este “movimento”, Deus quer que os homens se reúnam para rezar o terço e para que sejam educados pela Mãe e Rainha.

Fotos da celebração: