Notícias da Diocese › 28/05/2023

VIGÍLIA DE PENTECOSTES – MISSA DA CRISMA

Na vigília de pentecostes (sábado 27/05), foram crismados 73 catequizandos da IVC – Iniciação à Vida Crista, provenientes das diversas comunidades de nossa paróquia. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano Dom Evaldo Carvalho dos Santos e concelebrada pelo pároco, Pe. Jerônimo, e pelo vigário, Pe. Rozivaldo.

A catequese com inspiração catecumenal é organizada em quatro tempos (pre-catecumenato – catecumenato – purificação e iluminação – mistagogia), cheios de ritos, bem como: a festa de inscrição, entrega da bíblia e entrada no catecumenato, entrega do pai nosso e do credo, rito de eleição, escrutínios e exorcismos. Tudo vai vivido dentro de uma mistagogia, no propósito de ajudar os mesmos, e sondar as verdadeiras intenções do catequisando que deseja ser discípulo e é preparado para as celebrações dos sacramentos de iniciação cristã. O tempo pascal é o tempo oportuno para estes sacramentos. Por isso, na vigília pascal foi celebrado o batismo, dentro deste tempo, foi realizado o matrimonio de diversos catequizandos e na conclusão do tempo pascal, o sacramento da Confirmação, pelo o qual, os catequizandos são revestidos da força do Espírito Santo, para viverem a plenitude batismal da configuração a Cristo. Rezemos pelos nossos catequistas protagonistas desta história, e por estes novos crismados frutos do itinerário da IVC, para que deem testemunho do mistério pascal e se tornem membros ativos e perseverantes da Igreja.

Texto: Pe. Rozivaldo

Fotos: Jeovanio