Reflexão Diária
  • A+
  • a-

Temos tendências a florear nossas amizades

A princípio tudo é maravilhoso porque não conhecemos a outra pessoa como ela realmente é. E o que de fato somos? Somos pessoas fracas e egoístas, por causa da nossa natureza pecadora e precisamos de cura interior para deixar de nos centralizarmos, e assim, não buscar só os nossos próprios interesses.

Até o meu amigo, em que eu confiava e que comia do meu pão, foi o primeiro a trair-me. (Salmos 41,10).
Quem fez o que está escrito acima foi Pedro ao negar e consequentemente trair Jesus. No entanto, o amor de Jesus não era vingativo e perdoou Pedro, porque Ele se arrependeu e chorou amargamente pelo que fizera. Não podemos esquecer que Pedro apesar de suas falhas era amigo verdadeiro de Jesus, tanto que morreu crucificado de cabeça para baixo, dizendo que não merecia morrer como o seu mestre. Há amigos verdadeiros que cometem falhas. Então precisamos distinguir o amigo verdadeiro, do amigo interesseiro, do amigo egoísta, do amigo falso.

Não troque um amigo por dinheiro, nem o irmão fiel pelo ouro mais precioso. (Eclesiástico 7,18)
Lamentavelmente o que mais ocorre nas amizades é o comércio. A maioria tem amizade interesseira, para suprir a própria solidão, ganhar algo, satisfazer o seu ego, obter alguma vantagem e por aí vai. Minha experiência pessoal me fez perder diversos amigos. Porque queria tudo certinho e ficava indignada de me usarem, de me fazerem de trouxa. Houve um período até que fiquei rodeada de amigos, infelizmente por motivos interesseiros. Tive e tenho pessoas que considero como amigos, embora quase não os encontre. Mas são pessoas extremamente especiais. Que sei se um dia precisar deles poderei contar.Obvio que posso contar nos dedos. Mas, ainda sonho com o amigo bíblico, tal como está aí:Amigo fiel é proteção poderosa, e quem o encontrar, terá encontrado um tesouro.(Eclo 6,14)

Esse eu sonho ter. Talvez não tenha encontrado e o erro seja meu. Quem sabe na minha imaturidade não consegui enxergar esse tesouro, por causa até daqueles amigos que eram diamantes falsificados.
Tenha muitos conhecidos, mas um só confidente entre mil. (Eclo 6,6)

Pois, é, amados, existem pessoas que não conseguem guardar segredos, não conseguem refrear a sua língua, esse não merece ser seu amigo, porque quem é amigo, tem que ser capaz de dominar a própria língua quando necessário. "Se se rebaixa em tua presença e se retrai diante de ti, terás aí, na união dos corações, uma excelente amizade"..

O verdadeiro amigo não manipula o outro, as vezes até se rebaixa, se cala, em determinados momentos, respeitando o outro. Amizade é coisa séria e maravilhosa. Na palavra diz que devemos provar o nosso amigo. Mas a gente não prova o amigo com coisas sem nexo ou sem sentido. Provar é passar no teste. Por exemplo,há um tempo atrás tive um grande prejuízo por culpa de um favor que uma amiga me pediu. Ela em nenhum momento, mesmo tendo condições de me repor pelo prejuízo obtido sequer propôs em me ajudar, fiquei extremamente triste não com o dinheiro perdido mas de saber que ela não foi minha amiga.

Ela sempre me procurava só quando precisava de mim. Pensei em afastar dela, depois pensei, quantas vezes temos que perdoar alguém? Daí, cheguei a conclusão, pois era uma pessoa de Igreja, que ia manter o convívio, porém, sabendo que não poderia contar com ela, pois me deu inúmeras provas de que não era minha amiga, só eu era amiga dela.
E hoje, embora os que me usam e pensam que não percebo, eles estão enganados, porque sei pela misericórdia de Deus quem é, e quem não é amigo. Temos que aprender a conviver. São pessoas boas mas que não enxergam o que estão fazendo. Então temos que conviver, porém, sabendo que no momento realmente que precisar você não pode contar com ele, devido ao seu egoísmo e falsidade. Jesus sabia que Judas não era seu amigo. Porém, soube lidar com ele, até o fim. Então, temos que saber lidar com as pessoas, conhecer um por um que anda com a gente. Não podemos ser radicais ao ponto de excluir as pessoas das nossas vidas, mas temos que saber quem no momento realmente difícil nos ajudará.

Amigo fiel não tem preço, e o seu valor é incalculável.(Eclo 6,15)

Há amigo que se transforma em inimigo, e te envergonhará, revelando as tuas fraquezas(Eclo 6,9), por isso que temos que escolher entre mil em quem confiaremos os nossos segredos, o nosso coração.

Há aqueles que não espalham o seu segredo, mas que também não é seu amigo. Porque todo aquele que aproveita de você nunca foi e nunca será seu amigo.

Amigo fiel é remédio que cura, e os que temem o Senhor encontrá-lo-ão(Eclo 6,15)
Infelizmente, esse remédio tão desejado, poucos têm, mas tem uma promessa de Deus que os que o temem vão encontrá-lo. Que maravilha!

Quem teme ao Senhor tem amigos verdadeiros, pois tal e qual ele é, assim será o seu amigo.(Eclo 6,17)

É maravilhoso o versículo acima, pois o seu amigo, nada mais nada menos vai ser você. Quem teme o senhor terá um amigo igual a ele. Uma amizade alicerçada em Deus, é uma amizade justa, não explora, não usa e sim compartilha. Sente a dor do outro é solidário em tudo.

Evite erros grandes e pequenos, e de amigo não se transforme em inimigo. (Eclesiástico 5,15)

O zelo é fundamental na amizade. Porque existe amigo de ocasião, que não será fiel quando você estiver na pior. (Eclesiástico 6,8).

Disso não tenho dúvidas e sou uma prova viva disso. Pois fali e não obtive ajuda daqueles que estavam por perto. Fugiram. Minha família é que foi minha aliada nestes momentos difíceis.

Temos também um amigo que não é humano fisicamente, trata-se da sabedoria que pode se tornar uma amiga maravilhosa para nós. Veja: A sabedoria é um espírito amigo dos homens, mas não deixa impune quem blasfema com os lábios, porque Deus é testemunha de seus sentimentos, observa de fato a sua consciência e ouve as palavras de sua boca. (Sabedoria 1,6)

Assim, meus irmãos, precisamos adquirir maturidade nos nossos relacionamentos, aprender a viver, para não escravizar aqueles que têm tudo para nos dar uma amizade rica de amor.

O amigo verdadeiro não mente para você. Não te explora, não te usa. Na palavra diz que é bom que a gente adquira um amigo na provação. Porque aquele que te ajuda no momento de sofrimento esse não tem interesse a não ser em você.

Mas mesmo assim tenha cuidado, porque há aqueles que vêm fingindo de amigos. Então, precisamos estar atentos e pedir a sabedoria a Deus para reconhecer quem é amigo de verdade.

Não conte nada para o seu amigo ou inimigo; só o faça quando o silêncio se torna cumplicidade. (Eclesiástico 19,8)

´É fascinante saber que o silêncio de duas pessoas que se respeitam é capaz de falar. Há pessoas que com o olhar comunica com você. Amigo é aquele que sabe conversar em silêncio, ouvir em silêncio, olhar em silêncio e mesmo assim a comunicação é 100%.

Bem o versículo abaixo ocorreu comigo, então posso dizer que é assim mesmo. E vou mais além, ocorreu tanto na vida profissional religiosa.

Na vida religiosa tinha consciência de que ocorreria. Mas pensei comigo, o importante é que Cristo seja anunciado. Se ouviu ou não os meus conselhos prestará contas com o altíssimo, pois expliquei muito bem e mesmo assim deixou satanás agir. Aliás a arte dele é misturar meias verdades, para que a pessoa acredite e caia na silada dele.

“Não o coloque ao seu lado, para que ele não empurre você e ocupe o seu lugar; não o coloque sentado à sua direita, para que ele não procure ocupar a sua cadeira. Caso contrário, tarde demais você verá que eu tenho razão, e ficará arrependido por não ter ouvido os meus conselhos”. (eclesiástico12,12)

Não podemos confundir amizade com afinidade. Há pessoas que gostamos de estar perto delas, mas que não são amigas, então precisamos nos livrar da dependência afetiva.

Ainda que já tenha aberto a boca contra o amigo, não se apavore, porque pode haver reconciliação. Mas o ultraje, a arrogância, a violação de segredos e a traição são coisas que fazem o amigo fugir. (Eclesiástico 22,22)

Pois é, amizade é uma arte, cujos traços vamos marcando com a convivência.

Pessoas que sofreram rejeição consciente ou inconsciente de pai e mãe, que não tiveram o amor necessário quando crianças, tornam-se dependentes. Procuram no outro aquilo que não tiveram. Então é preciso trabalhar a cura interior para ficarem livres da escravidão da dependência.

Portanto, somos do entendimento que temos de amar as pessoas mas ser dependentes delas para sermos felizes é um sofrimento muito grande e Deus não quer isso, pois temos que depender é de Deus para a nossa felicidade.

RCC - Vazante -MG