Diocese de Viana

(98) 3351-1174

Campanhas e Coletas

QUERIDOS IRMÃOS E IRMÃS

Recebi da nossa Igreja diocesana de Viana, o encargo de coordenar as campanhas e as coletas realizadas ao longo do ano litúrgico. Estas campanhas e coletas visam promover a solidariedade, a partilha e a comunhão entre os fiéis, os bispos e o santo Padre. Esta rede de solidariedade tem sido um gesto eficaz da nossa corresponsabilidade no cuidado pela casa comum e por toda a Igreja.

As campanhas e as coletas da nossa Igreja são:

Visa promover a reflexão, na busca da conversão durante a quaresma, culminando com o gesto concreto da coleta da solidariedade no DOMINGO DE RAMOS. Neste ano será no próximo dia 24 de março O objetivo é promover e apoiar os projetos sociais da Igreja Católica no Brasil.

Apresentação da Campanha da Fraternidade 2025

Em 2025, o tema escolhido para a Campanha da Fraternidade 2025 é: “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).

A Campanha busca promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra.

Objetivos Específicos:

1) Reconhecer o caminho percorrido e as ações já iniciadas com a Encíclica Laudato Si’ (LS) e o Sínodo da Amazônia, em vista do seu fortalecimento e continuidade;

2) Denunciar os males que o modo de vida atual impõe ao planeta e que tem gerado uma “complexa crise socioambiental” (LS 135), dado que em nossa Casa Comum “tudo está interligado” (LS 16);

3) Apontar as causas da grave crise climática global, a urgência de alteração profunda nos nossos modos de vida e as “falsas soluções” (LS 54) fomentadas em nome da transição energética;

4) Aprofundar o conhecimento do “Evangelho da Criação” (LS, Cap. II), valorizando a dimensão trinitária da fé cristã e recuperando o horizonte bíblico da aliança universal que envolve todas as criaturas (Gn 8-9);

5) Explicitar a Doutrina Social da Igreja e assumir o compromisso com a conversão integral, para a superação do pecado, em todas as suas manifestações;

6) Vivenciar as propostas do Ano Jubilar em vista de novas relações do ser humano com Deus e suas criaturas, consigo mesmo e com o próximo;

7) Propor a Ecologia Integral como perspectiva de conversão e elemento transversal às dimensões litúrgica, catequética e sociotransformadora do compromisso cristão;

8) Incentivar as pastorais e os movimentos socioambientais, em articulação com outras Igrejas e Religiões, sociedade civil, povos originários e comunidades tradicionais, em vista da justiça socioambiental e da atuação socioeducativa;

9) Promover e apoiar ações efetivas que visem à mudança do modelo econômico que ameaça a vida em nossa Casa Comum;

10) Apoiar os atingidos por catástrofes naturais e as vítimas dos crimes ambientais em sua busca por reparação e justiça;

11) Celebrar os 10 anos da Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, acolhendo a Laudate Deum e avançando com as temáticas socioambientais que já foram abordadas nas Campanhas da Fraternidade.

Saiba mais em https://campanhas.cnbb.org.br/

Normalmente é realizada no 3º domingo do advento.
Organizada pela CNBB com a finalidade de promover o anuncio do evangelho em nosso País, especialmente nas regiões mais pobres e com pouco presença e assistência  de religiosos e sacerdotes.

A Campanha para a Evangelização 2024 nos prepara para a abertura do Jubileu da Encarnação de 2025, com o tema “Jesus, nossa Esperança, habita entre nós. É nossa missão anunciá-lo”.

Inspirados pelas palavras do Papa Francisco, que nos alerta sobre a urgência de anunciar uma esperança concreta em Jesus Cristo, a Campanha busca reavivar a confiança e o vigor da fé em cada coração, levando a mensagem de que Deus se fez carne e habita entre nós.

A Coleta Nacional, ponto alto da Campanha, será realizada no 3º domingo do Advento, em todas as celebrações eucarísticas, destinando os recursos arrecadados para a missão evangelizadora em nível diocesano, regional e nacional. Ao participar, cada um de nós contribui para que a Igreja continue sua missão de ser sinal de esperança e de transformar vidas.

Junte-se a nós nesta missão de fé e esperança!

É realizada sempre na sexta-feira santa após o beijo da cruz, Neste ano é dia 2 de abril. Esta coleta é realizada no mundo inteiro em prol dos irmãos que vivem na Terra Santa, em especial a Palestina e no Oriente Médio que passam necessidade e vitimas da perseguição religiosa.

Saiba mais em http://www.comissariadoterrasanta.com.br/

É uma coleta extraordinária que acontecerá na solenidade de Pentecostes, no dia 23 de maio, com o objetivo de ajudar e organizar as pequenas comunidades rurais e as CEBs da nossa diocese.

É a coleta mais antiga da Igreja, tem como objetivo, possibilitar o santo Padre, ajudar os mais necessitados do mundo, as vitimas de catástrofes e as obras de formação dos padres nas áreas mais pobres do mundo, em especial a África, regiões da Ásia e regiões da América Latina. Normalmente a coleta acontece em torno da Solenidade dos Santos Pedro e Paulo, em 29 de Junho. Contudo ainda não foi divulgada a data para a coleta de 2021.

Sempre acontece no último domingo de agosto, mês vocacional, neste ano será dia 29 de Agosto. O objetivo desta coleta é promover a pastoral vocacional e a formação dos nossos seminaristas – futuros padres da nossa diocese.

É uma coleta que acontece em todas as comunidades católicas no mundo inteiro no 4º domingo de outubro – dia mundial das missões – organizada pela Pontifícia Obras Missionárias, tem a finalidade de promover  os trabalhos missionários nas regiões do mundo denominadas “ terras de missão” ou seja lugares marcados por guerras, graves injustiças e pouca presença da igreja católica.

 

Edição 2021

Campanha Missionária de 2021 – tema e lema

O tema “Jesus Cristo é missão” e o lema “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20) foram aclamados pelos participantes para serem animadores da Campanha Missionária do próximo ano. O lema havia sido escolhido pelo Papa Francisco no último mês, sendo orientador para a escolha do tema pelos presentes na assembleia.

 

Saiba mais em https://www.pom.org.br/

Concluo com as palavras do apostolo Paulo que necessitou da ajuda das comunidades para o anuncio do evangelho e as necessidades dos irmãos. “Quanto à coleta em favor dos santos, façam vocês também como eu ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana, cada um de vocês reserve o que conseguiu poupar. Assim não será preciso esperar minha chegada para fazer as coleta” (1ºCor. 16, 1-2).

Que o bom Deus nos ajude nesta missão. Um abraço fraternal e minhas orações.

Pe. Antonio Rodrigues

HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2025

Letra do Hino da Campanha da Fraternidade 2025/ CNBB

O Cristo-Deus se fez humano nesta terra
E às criaturas deu valor e atenção
A vida plena, que no mundo já se espera
Ganha sentido com a nossa redenção

Ao entregar o Paraíso ao ser humano
Deus contemplou sua beleza e seus dons
Louvado seja nosso Pai, o Criador
Deus viu que tudo, tudo era muito bom!

No Universo tudo está interligado
Nele vivemos e, com todos, somos um
Nesta Quaresma, à conversão, somos chamados
Cuidemos todos desta Casa, que é Comum!

Há muito tempo, o louvor das criaturas
Já se ouvia em um canto universal
O seu autor, nova expressão ele inaugura
Fraternidade e Ecologia Integral

O ser humano transformou a realidade
Causou maus-tratos, destruindo a natureza
Abandonou a Lei de Deus e sua verdade
Desrespeitando a criação e sua beleza

De toda a Terra em nossas mãos, eis o cuidado
Nós somos todos responsáveis pela vida
Enquanto aqui peregrinamos na esperança
A criação em nova Páscoa é renascida