Pastorais e Movimentos

Conselho de pastoral

O Conselho de pastoral se compõe dos Vigários episcopais, dos vários coordenadores de pessoas (clero, religiosos e consagrados, de conselhos e prioridades/pilares, e dos demais coordenadores de pastoral e de movimentos eclesiais) que, junto ao Bispo diocesano e ao Vigário geral, se reúnem com frequência quadrimestral; os que são eleitos, ficam no cargo por quatro anos, o tempo que dura o Plano pastoral diocesano.

O Conselho trata: 1) examinar e avaliar as atividades pastorais da Diocese; 2) Articular e dinamizar a ação evangelizadora; 3) promover a Pastoral de conjunto entre os diversos organismos da Diocese; 4) preparar e organizar a Assembleia diocesana de pastoral e zelar pela aplicação das suas decisões.

Fomentando o protagonismo dos leigos, procuramos estar próximos a eles para ouvi-los, encorajá-los e caminhar junto no seguimento de Cristo.

Rezando com eles, ouvindo seus desejos e, no diálogo fraterno, procurando avançar para passarmos de uma “pastoral de manutenção”, de ordinária administração de estruturas recebidas para uma evangelização mais missionária.

Através da colaboração das nossas lideranças, definimos as prioridades que pareçam essenciais segundo o esquema de nossa assembleia pastoral diocesana, para fazermos um programa comum.

Avaliando a caminhada feita, relemos o presente, com suas luzes e sombras, para entrever a caminhada a fazer num futuro próximo.