Ação Pastoral Diocesana 2014

DIOCESE DE VIANA: Compromissos Assumidos - 2014

PRIORIDADE I: IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO

Pista de Ação

1- Dar continuidade ao processo de evangelização através das SMP (Santas Missões Populares) a partir das orientações do Pe. Mosconi.

2- Priorizar e usar de maneira inovadora e eficaz os MCS, em vista da democratização da informação e apoiar os vários eventos das pastorais e movimentos criando processos de evangelização e animação do setor juventude.

Ação Concreta

Retomar o estudo do manual das SMP (Pe. Mosconi), através de encontros missionários na comunidade.

PRIORIDADE II: IGREJA, CASA DA INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ

Participar da ESCOLA DIOCESANA DE CATEQUESE

Criar uma ESCOLA PAROQUIAL DE CATEQUESE para que o conteúdo da ECD possa chegar à base

Ação Concreta

Adotar material catequético (MESA DA PALAVRA) proposto pela Coordenação Diocesana da Catequese para toda a Diocese

PRIORIDADE III: IGREJA, LUGAR DE ANIMAÇÃO BÍBLICA DA VIDA E DA PASTORAL

Pista de Ação

Formação bíblica, a nível de Paróquia e comunidades, na linha do CEBI para lideranças em vista das CEBs, da  Leitura Orante e das Celebrações

Criar e organizar as Pastorais Bíblica e Litúrgica nível de Diocese e Paróquias.

Assumir participar na Escola Bíblica do Regional NE 5 – CEBI – MA
(Ver programação do Regional)

PRIORIDADE IV: IGREJA, COMUNIDADE DE COMUNIDADES CRISTÃ

Fazer da Paróquia rede de Comunidades

Valorizar a participação ativa dos(as) leigos(as) na vida da Igreja, através de  Conselhos.

Ação Concreta

Promover retiros e encontros de formação de acordo com o tempo litúrgico na paróquia

PRIORIDADE V: IGREJA A SERVIÇO DA VIDA PLENA PARA TODOS

Pista de Ação

Criar a Coordenação Paroquial das Pastorais Sociais na Paróquia.

Formação para a participação e controles sociais sobre orçamento e políticas públicas.

Ação Concreta

Curso de formação sobre PASTORAIS SOCIAIS para capacitação de lideranças (Escola de Formação – Fé e Política).

Outras Atividades

• 17/12/2013 – Criação da nova paróquia da Diocese de Viana, Nossa Sra. Aparecida - Faísa – será assumida pelo Pe. Gilberto Rocha
  • 15/12/2013 – as 10h – missa de acolhida ao Frei Valadares como Padre residente na Paróquia de São Pedro Apóstolo e N. Senhora do Rosário em Pedro do Rosário.
  • 31/12/2013 – Enviar questionário do Papa Francisco sobre o Sínodo dos Bispos (tema: Família) para a coordenação diocesana de Pastoral – O questionário deve ser respondido por setor.
  • 16 a 18/05/2014 – Curso Regional de Liturgia em Santa Inês
  • 25 a 27/04/2014 – 23º Encontrão Regional de Articulação e Animação das SMP em Pinheiro
  • 15 a 17/08/2014 – Encontrão Nacional de Articulação e Animação das SMP em S. Luis