Novo Rito de Posse

RITUAL DE POSSE DE PÁROCO

I- RITO DE ENTRADA

- Motivação inicial

- Canto e procissão de entrada

- Saudação inicial do presidente

- O presidente manda ler o DECRETO de nomeação do novo pároco

- Ato penitencial

- Glória

- Oração da coleta

II- LITURGIA DA PALAVRA

Comentarista: Breve motivação à escuta da Palavra, que deve terminar assim: ...e antes da aclamação, o novo Pároco recebe do bispo o Lecionário (Evangeliário), pede a bênção e depois proclamará o Evangelho.

- Leitura(s) e Salmo

Bispo: Recebe o Evangelho de Cristo, do qual foste constituído mensageiro. Transforma em fé viva o que lês, ensina aquilo que crês e procura realizar o que ensinas.

- Homilia

- Comentarista: Neste momento o Padre..., fará a renovação das promessas sacerdotais. Será interrogado publicamente sob sua disposição de cooperar com o Bispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da paróquia que lhe está sendo entregue.

III - RITUAL DE POSSE

a) RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS SACERDOTAIS

Bispo: Filho caríssimo diante do povo que está sendo entregue aos teus cuidados, renova o propósito que prometeste no dia da tua ordenação.

Queres desempenhar sempre o teu encargo, como fiel cooperador da Ordem Episcopal, apascentando o rebanho do Senhor sob a direção do Espírito Santo?

Padre: QUERO.

Bispo: Queres celebrar com devoção e fidelidade os mistérios de Cristo para louvor e glória de Deus e santificação do povo cristão, segundo a tradição da Igreja?

Padre: QUERO.

Bispo: Queres unir-te, cada vez mais ao Cristo, Sumo e eterno Sacerdote, que se entregou ao Pai por nós, e ser como Ele consagrado a Deus para a salvação de todas as pessoas?

Padre: QUERO.

Bispo: Queres com dignidade e sabedoria desempenhar o ministério da palavra, proclamando o Evangelho e ensinando a fé católica?

Padre: Quero, com a graça de Deus.

Bispo: Prometes reverência e obediência a mim e aos meus sucessores?

Padre: PROMETO

Bispo: Deus que lhe inspirou este bom propósito te conduza sempre mais à perfeição.

b) ENTREGA DOS SÍMBOLOS

Comentarista: Agora o bispo entrega ao padre....os locais ou símbolos que os representem e que virão a ser consagrados pelo seu ministério de pároco: As chaves da Igreja, o batistério (os instrumentos para o batismo), confessionário (estola roxa), tocará o sino, chave do sacrário que deverá abrir e rezar diante do Santíssimo e por fim a sede do presidente.

Acompanhemos.

- CHAVES DA IGREJA

Bispo: Recebe as chaves da Igreja e cuida da parte do povo de Deus que te é confiada. Desempenha com verdadeira caridade e contínua alegria a missão de Pároco, procurando em tudo agradar a Cristo, o Bom pastor, do qual foste constituído ministro.

- BATISTÉRIO (ou instrumentos que se usa no batismo)

Bispo: Recebe os instrumentos para o Batismo dos novos filhos de Deus. Cuida para que a vida divina recebida neste Sacramento cresça e se desenvolva sempre mais na vida dos fiéis.

- CONFESSIONÁRIO (ou estola roxa)

Bispo: Recebe o instrumento para a administração do Sacramento da Penitência. Sê zeloso nesse ministério e distribui aos pecadores as riquezas da misericórdia infinita do Senhor.

- CHAVE DO SACRÁRIO

Bispo: Lembra-te de que a Eucaristia é ápice e fonte de todo o culto e da vida cristã em que se realiza a unidade do povo de Deus. Por isso, zela com todo o cuidado para que e Eucaristia esteja no centro da vida das pessoas e da paróquia.

- SEDE DO PRESIDENTE

Bispo: Recebe a Sede Presidencial e em nome de Cristo e da Igreja preside com alegria e dedicação esta porção do Povo de Deus que recebes neste momento.

c) JURAMENTO DE FIDELIDADE

Comentarista: O novo pároco já tendo feito a Profissão de Fé, base da missão que lhe foi confiada, fará agora o Juramento de Fidelidade, segundo a fórmula aprovada pela Santa Sé.

d) ENTREGA DO DOCUMENTO DE NOMEAÇÃO

Comentarista: O nosso novo pároco recebe documento de nomeação, é acolhido pelo bispo e apresentado à comunidade paroquial e saudado pelos demais ministros.

IV - ORAÇÃO DA COMUNIDADE/PRECES

V - LITURGIA EUCARÍSTICA E COMUNHÃO

VI - SAUDAÇÕES e palavras do novo Pároco.

VII - RITOS FINAIS