Obrigado Senhor

Prezados irmãos e irmãs, neste dia 23 de julho de 2011, a diocese de Viana está agradecida a Deus por tantas atividades, dentre elas:

A Ordenação Presbiteral do diácono Almir Magno Trindade Azevedo, uma grande Concelebração Eucarística está sendo preparada pela paróquia de São Sebastião, em Matinha, presidida por mim e concelebrada por D. Xavier Gilles, e demais padres, dos quais 10 padres do PIME (Pontifício Instituto das Missões Exteriores) que já se encontram na cidade, dentre eles o Superior Provincial do Amapá-Pará e o Conselheiro  Geral.

As palavras do Evangelho de São João: “O homem acreditou na palavra de Jesus e partiu” (4,50b) motivará a celebração e a vida do futuro padre que de Matinha saiu para a formação, retornou para a Ordenação Presbiteral e de novo sairá para a Missão ‘ad gentes’, em Bangladesh, na Ásia. Um dos nossos que escutando o apelo do Senhor deixa sua família e sua terra e vai para longe levar o Evangelho de Jesus Cristo, sua mensagem e sua pessoa, sem jamais esquecer que a ‘semente do verbo’ já está presente em todas as culturas, como dizia São Justino de Roma.

Primeira Grande Semana Missionária – A paróquia Santa Inês, em Santa Inês, está reunida hoje com os missionários e missionárias locais e oriundos de toda diocese, para formação imediata rumo à 1ª Grande Semana Missionária da Diocese, que terá início amanhã, 24 de julho, no Dia do Senhor, com alvorada e café da manhã para todos os missionários.

Depois dos 3 Retiros diocesanos e paroquiais damos início com Santa Inês às Grandes Semanas Missionárias, ao todo serão 26,  que se estenderão ao longo de 2011 e 2012. As últimas Semanas acontecerão nas paróquias de Viana, para coincidir com a celebração dos 50 anos de Diocese, jubileu de ouro. Com a bênção de Deus, serão grandes acontecimentos que nos empenharão o tempo todo e favorecerão à evangelização, a troca de experiência e a tomada de consciência de que a Igreja é missionária, os cristãos são missionários e portanto a nossa palavra de ordem, é: “Ide, fazei discípulos meus todos os povos” (Mt 28,19). O nosso horizonte é a Missão permanente como quer a Igreja na América Latina e Caribe, as Diretrizes da Ação Evangelizadora no Brasil e os grandes objetivos do Regional NE5, que serão também nossos.

Curso de Formação para a Pastoral da Juventude – Está acontecendo em Matinha, a 1ª Etapa da Formação para Líderes da Pastoral da Juventude, com participação de muitas paróquias da diocese. Rogamos que o objetivo seja alcançado e que mais líderes preparados para a ação evangelizadora junto à juventude possam contribuir com a nucleação e organização setorial, de área e de toda nossa diocese.

Dom Sebastião Lima Duarte, bispo diocesano