Palavra do Pastor
  • A+
  • a-

Pastoral da Catequese

Diocese de Viana

Pastoral da Catequese

Cronograma da Semana do Catequista

(22 à 30 de Agosto de 2015)

Tema: “Na misericórdia do Senhor nos formamos para a Santidade”.

Lema: “Catequese, a base da fé da Igreja”.

(Atos 8,31.)                                             

Dia

O que ocorre

Passagem para Refletir

 O que fazer no Encontro?

Missão

Para

Cumprir na comunidade.

22

Abertura da Semana do Catequista com celebração da Santa Missa (ou da palavra) com todos os catequistas da paróquia (ou da Comunidade ou setor).

 

Atos 8,31.

 Refletir a importância do Catequista/ do empenho e da formação catequética para o crescimento e fortalecimento da Igreja.

 

23

Encontro para Leitura Orante e partilha.

Oséias 4,6.

Refletir e Partilhar a Importância do Catequista em estudar e conhecer a Igreja ao qual ele faz parte, pois o povo católico está se perdendo e se desviando por falta de quem os ensine e os ajude a viver a Doutrina da Santa Igreja.

Escolher a casa de algum católico que está afastado ou que não participa da comunidade e realiar um encontro de uma hora no Maximo. Na casa desta pessoa.

 

 

 

24

 

 

 

Leitura Orante e Partilha.

 

 

 

João 3,16

 

 

 

Refletir e Partilhar sobre o Amor de Deus por nós. E como está sendo a nossa retribuição à Ele por tamanho amor? Em que podemos nos doar mais?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

25

Leitura Orante – Leitura e partilha dos Parágrafos 2012 à 2015 do Catecismo da Igreja Católica.

Gálatas 5,1

Refletir e Partilhar sobre a importância do Testemunho de Vida, dentro e fora da Igreja. Sobre o ser catequista não apenas com palavras, mas acima de tudo com a Vida.

Escolher duas famílias pobres da comunidade, fazer uma arrecadação de alimentos e doar pra elas.

26

Encontro Animado com Dinâmicas, músicas católicas, Leitura e Partilha da Reflexão da leitura e partilha de alimentos. (preparar um ambiente festivo).

Jeremias 1,4-10

Refletir sobre a Alegria de se chamado por Deus para SERVIR os irmãos sendo Catequista. E sobre a RESPONSABILIDADE  de sermos Sinais vivos da Ação de Deus em todos os lugares onde estamos inseridos (Família, Emprego, escola, igreja, etc...)

Escolher a casa de dois idosos que tem dificuldades em fazer os trabalhos de casa, e fazer uma faxina na casa deles (varrer a casa, lavar as louças) e conversar pelo menos uma hora deste dia com eles.

 

 

 

(pode ser em duplas de catequistas)

27

Oração do Santo Terço (rezar pelo Papa, por nosso Bispo, pelos padres e pelos catequistas de nossa diocese e do mundo inteiro) – Leitura Orante (de uma das leituras) e Partilha (da leitura das duas leituras) – Momento de Oração e de Consagração dos Catequistas ao Imaculado Coração de Maria.

Lucas 1,26-33 e Lucas

Partilhar sobre a importância de Nossa Senhora na vida da Igreja e dos catequistas. Um catequista que “não gosta” da Virgem Maria é um perigo para a Evangelização pois como podemos amar Jesus  e a Igreja e não amar a mãe de ambos? Temos o hábito de rezar o terço ou somos preguiçosos nesses aspecto? Rezamos por devoção ou por Obrigação?

Reunir as crianças da comunidade e rezar o terço com as crianças (pode ser um momento bem animado, porém devocional)

28

Leitura Orante, reflexão e partilha, momento de Oração diante de um Crucifixo ou imagem de Jesus (criar um ambiente bem místico, com algumas velas e se possível luzes apagas durante o momento de oração).

 

Marcos

9,33-37

Partilhar sobre quais são as nossas verdadeiras intenções ao estamos a frente de um trabalho na igreja. Partilhar sobre a importância do servir, do se doar. Partilhar sobre as lutas e desafios enfrentados na caminhada e dos perigos do Estrelismo (querer aparecer e ser maior do que os outros) e da falta de compromisso com as reuniões paroquiais e diocesanas da Catequese. Ao fim de toda a partilha fazer um momento de entrega de tudo o que foi partilhado diante da cruz ou imagem de Jesus (o catequista deve falar alto e de coração sincero sua oração).

Neste dia, os catequistas devem limpar a comunidade ao qual fazem parte e ornamentar se possível.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

29

 (Para as comunidades que celebrarem no sábado) celebração Da Santa Missa (ou Celebração da Palavra ) de envio em comemoração pelo Dia do Catequista.  No domingo essas comunidades devem se reunir e fazer um Momento de Avaliação da Semana do Catequista 2015 (pontos positivos, negativos, sugestões e o que mudou na vida dos catequistas ao longo dessa semana), nesse encontro de avaliação devem fazer aquilo que as comunidades que irão celebrar no domingo farão (com o teto bíblico de 1 joão 4,7 – encontro festivo com partilha de alimento) .

(para quem celebrará no domingo, o encontro do sábado será assim) -> Encontro Festivo com partilha de alimentos, leitura do texto de  1 João,7- 4 e partilha da leitura.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 João 4,7.

 

 

 

Dia 29 esta bem explicado na primeira coluna.

 

Partilhar sobre a vivencia do Amor na comunidade. Os desafios e as alegrias de amar e no amor conhecer e reconhecer Deus.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

30

DIA DO CATEQUISTA!

Santa Missa em comemoração ao Dia do Catequista. (se possível todos os catequistas da paróquia devem estar presentes nesta comemoração.

“O Catequista de verdade, é uma pessoa comum, que ouviu e obedeceu ao chamado incomum de um Deus que nos ama e nos convoca a refletir a toda Criatura esse amor transformador” (Equipe Diocesana da Pastoral da Catequese). PARABENS A TODOS NÓS!

 

 

 

OBSERVAÇÕES GERAIS:

- Os encontros devem durar no máximo 1h:30 min.

- Caberá as coordenações paroquiais a divulgação desta semana em suas paróquias.

- Quaisquer e eventuais duvidas entrar em contato pelo fone: (98)982206252 – Aerlon Berg (Secretario Diocesano da Past. Catequese) até o dia 15 de agosto.

- Que ainda não curtiu curta a Página da Past. Catequese Diocese de Viana no Facebook: HTTP://www.facebook.com/ catequesediocesedeviana

- enviar a avaliação para o email: aerlonscjrcc2@gmail.com  

- As missões não são no horário dos encontros dos catequistas, devem ser em outros horários, se não der de fazer em um dia, faz no dia seguinte. ATENÇÃO: AS PESSOAS DA COMUNIDADE NÃO DEVEM SABER QUE É UMA “OBRIGAÇÃO DO CATEQUISTA” O CUMPRIMENTO DAS MISSOES.

#NÃO DEIXE DE FAZER ESTAS EXPERIÊNCIAS DE DEUS!

J