Relatório reunião Conselho Diocesano de Pastoral

Diocese de Viana- Regional NE 5

Relatório da última Reunião do Conselho Diocesano de Pastoral

Praça Mons. Arouche, 132, Centro,  65215-000 Viana- Maranhão. Fone: (98) 3351-1174

Data: 08 de Outubro de 2016-  Paróquia Santo Antônio

Aos oito dias do mês de outubro, do ano de dois mil e dezesseis, na paróquia Santo Antônio, na cidade de Santa Inês, estiveram reunidos os membros do Conselho Diocesano de Pastoral para ultima reunião ordinária do ano.  A reunião contou com a presença do Bispo diocesano Dom Sebastião, Coordenação executiva, Coordenadores de Pastorais, Movimentos, Ministérios e coordenação de setores e das prioridades. Após oração do terço, leitura da ata, seguiu a pauta na seguinte ordem:

1-      Resultados dos encaminhamentos da reunião de julho

Pastoral da Sobriedade: Não aconteceu assembleia prevista para mês de setembro, mas aconteceu reunião no dia 25 de setembro na Fazenda do Amor Misericordioso com a presença do bispo na qual foi escolhida uma nova coordenação que será nomeada por Dom Sebastião para conduzir os trabalhos da Pastoral, a coordenação é composta pelos membros: Ir Cristina -  de Viana (coordenadora), Domingas de Jesus Mendes - de Viana (secretária), Marcelo Bernardini Leite - da FAM, Marines de Jesus da Silva Rangel (Mara) - de Pindaré, Rita Costa da Conceição - de Santa Luzia, José Santana Campos Rodrigues - de Monção e Laurilene Correia Mendonça.

Pastoral da Família: Não acontecerá assembleia que estava marcada para dias 28 a 30 de outubro, mas acontecerá uma reunião de articulação no dia 29 de outubro, na paróquia Santo Antônio, na qual  será conduzida pelo assessor Religioso Pe Zequinha e a comissão designada pelo conselho, cada paróquia deverá enviar um casal, a reunião iniciará as 9h.

Caritas: A equipe ainda não se reuniu, mas está se articulando para organizar encontro diocesano em vista de continuar trabalhos na diocese.

2-    Assembleia de Setores da Diocese;

Acontecerá nos dias 19 e 20 de novembro em todos os 07 Setores da diocese de caráter avaliativo, planejativo e eletivo: escolher ou confirmar uma pessoa que represente Setor em cada Prioridade a nível diocesana.

Os membros da  Coordenação Executiva estarão presentes nos Setores:

Área do Pindaré: Setor I (Cristina), Setor II (Pe Claudinei), Setor IV ( Diac Ferdinando). Área dos Lagos: Setor I e II ( Pe Antônio Rodrigues) Setor III ( Dom Sebastião).    Os setores deverão eleger ou confirmar  um coordenador (a)  para cada prioridade na assembleia. A programação da assembleia e os questionário se encontra no site da diocese.

3-    Prioridades

Acontecerá reunião no dia 17 de dezembro, na paróquia Santo Antônio, das 9h às 12h, com todos eleitos ou confirmados nas assembleias dos setores que represetem as Prioridades. O objetivo da reunião é para organização dos trabalhos das prioridades, a mesma contará com a presença da coordenação executiva e coordenadores de prioridades.

4-    Pastorais e Movimentos; (Setor Juventude, Dízimo);

- Catequese: Assembleia diocesana será de 09 a 11 de dezembro, no sitio dos padres, cinco catequistas por paróquia.

- PJ: Acontecerá o I DNJ diocesano, no dia 30 de outubro, na cidade de Santa Luzia e assembleia diocesana nos dias 09 a 11 de dezembro na cidade de Viana.

- Pastoral da Criança: acontecerá nos dias de 28 a 30 de outubro assembleia diocesana planejativa, e nos dias 02 e 03 de dezembro encontrão de lideres da diocesana, todos as atividades  serão  realizada no Sitio dos Padres.

- Conselho de Leigo: acontecerá um Encontro regional em São Luís, dos dias 21 a 23 de outubro, cinco pessoas por diocese.

- Pastoral da Pessoa Idosa: Está presente em doze paróquias da diocese e estão continuando os trabalhos de revitalização e implantação da pastoral.

5-    CF-2017;

Acontecerá curso da CF, nos dias 21 a 23 de outubro em Bacabal, a diocese será representada por 12 pessoas e coordenada pelo Pe Sergio, vigário do Santuário Santa Luzia. Essa equipe tem o compromisso de fazer repasse nos setores.

6-    Conselho Diocesano de Pastoral (Participação das pastorais, movimentos e mistérios, eventos diocesanos).

Para ter representação no Conselho Diocesano, a Pastoral, Ministério ou Movimento deverá está presente no mínimo em cinco paróquias. No ano de 2017 a Coordenação Executiva de Pastoral se fará, mais presente nas atividades diocesanas.

7-    Calendário Diocesano- 2017 (orientação para datas diocesana)

Foi determinado pelo Conselho Diocesano de Pastoral que a partir de 2017 que não se duplique atividades a nível de diocese, podendo até ser na mesma data diocesana, de Área e Setor

As Pastorais, Movimentos e Ministério deverão encaminhar até dia 15 de dezembro para e-mail da secretaria ou wastzap as datas das atividades do ano 2017. As mesmas deverão enviar duas sugestões de datas, para assim não ter três eventos em uma mesma data.

As datas da reunião do Conselho do ano de 2017: 04 de março, 01 de julho e 08 de outubro, todas na paróquia Santo Antônio.

Cristina Pereira da Silva

Secretária do Conselho Diocesano de Pastoral