Hoje é Dia de Festa

“De sol, ó Virgem,  vestida, de branca lua calçada; de doze estrelas-coroas, coroada”. Assim inicia o hino de Laudes, da solenidade de hoje, Assunção de Nossa Senhora, que aqui no Brasil celebramos no Domingo seguinte ao 15 de agosto. Por isso sobe ao céu “Louvor à excelsa Trindade. Que dê a coroa a quem ele fez Mãe e Rainha nossa. Amém”, como diz o final do hino da Liturgia das Horas.

Neste Domingo a Pastoral Familiar e toda a Igreja no Brasil encerra a Semana Nacional da Família, que levou muitas pessoas a refletirem sobre o tema: “Família, pessoa e sociedade”. Esperamos colher os frutos do esforço de muitos coordenadores(as) da Pastoral Familiar e de grupos de reflexão que nas nossas paróquias dinamizaram as atividades. Como o trabalho não pode parar, uma ação frutuosa poderia ser a implantação da Pastoral Familiar em todas as paróquias, seja na sede quanto nos povoados maiores. Que Deus abençoe todas as iniciativas que surgirem com essa finalidade.

Mas, hoje, dentro do mês vocacional queremos nos alegrar com todas as religiosas e os religiosos que se dedicam ao serviço do Reino, na nossa diocese de Viana. São vários os carismas que as congregações trazem para o trabalho pastoral e a simples presença já é um sinal de Deus entre nós. Creio que não é pura coincidência, mas providência divina que no dia da Assunção de Maria se celebre também a vida Religiosa. Que Deus continue abençoando as congregações e principalmente as religiosas e os religiosos que estão presentes em várias paróquias, servindo a Deus enquanto servem ao povo santo e pecador que o Senhor quis que com ele convivessem.

Hoje, também o Papa Bento XVI encerrou a 26ª Jornada Mundial da Juventude, em Madri pedindo aos jovens que não tentem seguir Jesus Cristo de forma isolada, individualista. “Quem cede à tentação de ir por sua conta ou de viver a fé segundo a mentalidade individualista, que predomina na sociedade, corre o risco de não de não encontrar nunca a Jesus Cristo, ou de seguir uma imagem falsa dele”. O Rio de Janeiro será o lugar da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2013. Que Deus abençoe o Santo Padre e todos os que viajarão para seus países. Parabéns aos jovens da nossa diocese que viveram essa experiência ímpar.

Bom Domingo e que muitas bênçãos do céu seja derramada sobre todos e todas.

Dom Sebastião Lima Duarte - bispo de Viana