Ir. Franciscanas de São José
  • A+
  • a-

História da Congregação das Irmãs Franciscanas de São José

Elisabeth Kuborn nasceu aos 10 de março de 1830, em Mertert, às margens do Rio Luxemburgo. Aos 23 anos de idade, atendendo ao apelo do Senhor de deixar tudo para segui-lo, ingressou na Vida Religiosa na Congregação das Irmãs Elisabetina, onde recebeu o nome de Irmã Alphonsa Kuborn. No ano de 1867, a convite de seu irmão, Padre Mathias Kuborn, deixou a Congregação das Irmãs Elisabetinas, em Luxemburgo e foi como estrangeira para Alemanha, instalando-se na pequena cidade de Schweich, onde recebeu a missão de orientar e formar para a Vida Religiosa, cinco mulheres que desejavam servir o Senhor como consagradas, no serviço de assistência aos doentes da região de Schweich.

Assim, aos 28 de outubro de 1867, nasceu a Congregação das Irmãs da Misericórdia da Terceira Ordem de São Francisco de Assis, na pequena cidade de Schweich. Foi fundada por Madre Alphonsa Kuborn que, desde jovem, demonstrava grande amor e compaixão pelos doentes e sofredores. Movida pelo ideal de seguir Jesus Cristo pobre e crucificado, iniciou a Congregação no intuito de ser presença de misericórdia junto aos pobres, doentes e órfãos e junto às vítimas da fome e das guerras. Madre Alphonsa foi uma mulher forte e corajosa. Enfrentou grandes dificuldades, mas nunca desanimou diante dos contratempos. Foi uma serva fiel do carisma que Deus lhe confiara: a misericórdia. Durante toda a sua vida trabalhou incansavelmente para socorrer aos necessitados, na alegria de identificar-se Àquele que veio ao mundo para revelar a Face Misericordiosa do Pai. Faleceu aos 06.09.1897, na Holanda, após trinta anos de serviço à frente da Congregação.

No ano de 1926, as Irmãs da Misericórdia da Terceira Ordem Regular de São Francisco de Assis, movidas por um grande impulso missionário e um sentimento de evangélica compaixão, migraram da Holanda para o Brasil, no intuito de prosseguir, em terras estrangeiras, a missão que o Senhor lhes havia confiado. O trabalho que assumiram foi o cuidado dos hansenianos no Hospital São Roque - Piraquara - PR, e assim foi constituída a primeira fraternidade brasileira, cuja presença as Irmãs conservam até hoje.

Em 26 de fevereiro de 1927, a Congregação começa a expandir-se em terras brasileiras; desta vez com destino ao vale abençoado de Angelina, após o convite de Frei Gervásio Kraemer, OFM, pároco daquela comunidade. Às Irmãs foi confiada a missão de cuidar e educar as crianças e jovens de Angelina, oferecendo-lhes um futuro feliz. Este era o sonho e o desejo de D. Maria Kretzer Koerich, viúva e doadora da propriedade onde nasceu a atual Fraternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Angelina. Assim em 18 de setembro de 1928 foi criada a primeira Província brasileira sob o nome de “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”, com sede em Angelina.

Em 1939, por via indutiva, relacionada a grande devoção proteção de São José, a Congregação das Irmãs da Misericórdia da Terceira Ordem de São Francisco de Assis, passou a designar-se “Congregação das Irmãs Franciscanas de São José”.

Como servidoras do Reino de Cristo e solidárias com os excluídos do nosso tempo, as Irmãs Franciscanas de São José procuram ser presença de misericórdia em diversos lugares: Alemanha, Holanda, Brasil, Itália, Angola e Honduras. Prestam serviços na área de educação e saúde, evangelização, catequese, pastorais diversas, promoção humana, social e cristã.

A exemplo de São Francisco de Assis as Irmãs buscam "ter o Espírito do Senhor e o seu santo modo de operar" nas diferentes situações do complexo mundo de hoje, buscando ser fiéis discípulas de Jesus Cristo, realizando o carisma deixado pela fundadora:

"Difundir no universo o Deus da misericórdia

Pastoral Vocacional

CONVITE PARA VOCÊ, JOVEM!

Naquele tempo, Eu chamei João, Paulo, Francisco, Clara, Alphonsa.
Hoje, Eu chamo você!

Preciso de sua ajuda para que todos conheçam o verdadeiro Deus. Venha fazer parte da Congregação das Irmãs Franciscanas de São José.

ENTREGUE TODA SUA VIDA NAS MÃOS DE DEUS
E A SERVICO DOS IRMÃOS!


"Não tenho nada mais para oferecer ao Senhor Deus, senão a mim mesma.
Por isso me dou em oferta ao Senhor".

Vocação é dom do Senhor.

Qual é a sua disposição de ofertar-se ao Senhor?
A nossa Vocação é um dos maiores
benefícios que recebemos diariamente do Pai Misericórdia.
(Santa Clara)

Para cultivar sua vocação é preciso!
 

 • Ter fé em Deus e gosto pela Oração;
• Buscar intimidade com Deus;
• Sentir-se chamado por Deus;
• Sentir alegria de viver;
• Ter disposição de servir e aprender;
• Querer ser religiosa, Franciscana de São José;
• Ser perseverante neste chamado;
• Exercitar-se com pequenos atos de amor;
• Ter bom relacionamento familiar;
• Ter capacidade de viver em grupo;
• Participar da vida em comunidade;
• Ter boa saúde.

   Nosso Cuidado Pastoral das Vocações

O convite de Jesus: “Vinde e Vede”  permanece, ainda hoje, a regra de ouro de todo o empenho pelo cuidado pastoral das vocações. Por isso, é necessário ter confiança no Senhor Jesus que continua chamando para O seguir e abandonar-se ao Espírito, autor e inspirador dos carismas da vida consagrada .

O batismo é fonte de todas as vocações. Por isso, o Cuidado Pastoral das Vocações consiste, antes de mais nada, que as Irmãs reconheçam a sua vocação batismal e participem da missão pastoral da Igreja que emprega todos os meios a fim de que cada cristão, pela graça do batismo, possa despertar, discernir, cultivar e assumir a própria vocação específica na Igreja.

O cuidado pastoral das vocações apresenta a vocação religiosa como dom de Deus Pai à sua Igreja, por meio do Espírito. Por isso o cuidado pastoral das vocações desperta e anima os que, por inspiração divina, se apresentam para seguir Jesus Cristo e servir a Deus e aos irmãos com o coração indiviso.
Todas as Irmãs participam do Cuidado Pastoral das Vocações apresentando, através do próprio exemplo e palavras, a força atrativa da vida de São Francisco e de Santa Clara e a figura corajosa e audaciosa de Madre Alphonsa no serviço da misericórdia aos mais necessitados.

O nosso cuidado pastoral das vocações é o testemunho que todas as Irmãs apresentam, pelo ardor de sua vida e pela alegria e generosidade de seguir o Senhor, de consagrar-se inteiramente à causa do Reino e de ser Irmã Franciscana de São José.

No nosso cuidado pastoral das vocações, as Irmãs, reconhecendo o dom de Deus em si e nas que vem a nós querendo abraçar o nosso gênero de vida, as acolhem benignamente , pois sabem que “o olhar de Deus sobre uma criatura que se deixa amar e responde com disponibilidade é sempre um evento maravilhoso” .    
 

NOSSO ENDEREÇOS PARA CONTATO COM A FRATERNIDADE FRANCISCANA:

Casa Provincial Mãe da Misericórdia
Endereço: Estrada do Aurá, 345 - Centro 67020-590 - Ananindeua - PA
Caixa Postal, 04 CEP:67033-971 - Ananindeua - Pará
Telefone: (091) 3255-0329 / Fax (091) 3255-2188

 Congregação das Irmãs Franciscanas de São José - Fraternidade Santa Inês
Rua 05,268 Jardim Nova Era - Santa Inês MA -
Tel. (98) 3653-1827
CEP:65300-000

Fraternidade do Convento Santa Maria dos Anjos
Rua 26 Março, s/n Centro
Tel: (98) 3654-5113
Cidade:
Santa Luzia / MA
CEP: 65.390-000

Fraternidade São Vicente
Pass Sao Miguel, 25 - Cidade: Belém / PA
CEP: 66.065-215 - Tel: (91) 3259-5926