Viva São João Batista...Viva!!!

São João Batista, rogai por nós!

Neste dia as fogueiras clareiam a cultura maranhense e os tamores e os instrumentos de corda e sopro animam os arraiais de todo o Estado do Maranhão. Para quem tem pouco para se alegrar, São João motiva a folia que embala as pessoas, assim sendo os problemas sociais, econômicos e até pessoais ficam atraz da porta.

O sentimento religioso não se desfaz, pois os Benditos de São João antecipam as boiadas e fazem todos rezar profundamente e numa devoção de causar admiração: "Bendito louvado seja, São João no seu altar, dizendo todos que viva São João na glória está. São João batizou Cristo, Cristo batizou João - ambos foram batizados nas águas do rio Jordão".

O folclore do Maranhão tem muito de religioso. A Festa do Divino, o Boi nas várias promessas a São João, as danças e também o Tambor de Crioula - tão bem cantado pelo mestre Antônio Vieira. Dia 22 foi benzido o Boi da Luz da Paróquia/Santuário de Santa Luzia e em Viana, assim como em todos os lugares, brincantes de Boi acorrem à igreja para abençoar as brincadeiras. Não digam que isso não é sentimento religioso.

Boa Festa de São João!

Confira as fotos na "Galeria de Fotos