Reflexão Diária
  • A+
  • a-

"Meu Deus é o Senhor". Vamos conhecer o profeta Elias.


 

Vamos conhecer um pouquinho da vida do profeta Elias.
Elias era um profeta, seu nome significa "meu Deus é o Senhor". Ele defendeu intrepidamente a religião contra Acab e Jezabel, promotores do culto a BAAL.
O profeta Elias era um homem de oração. Ele ajoelhava, prostrava-se diante do Senhor. E o senhor atendia os seus pedidos, devido a essa fidelidade e obediência.
"Enquanto Acab subia para comer e beber, Elias subiu ao cume do Carmelo, prostrou-se por terra com o rosto entre os joelhos". (I Reis 18,42). Elias, cheio de zelo pela Lei, foi arrebatado para o céu. (I Macabeus 2,58). O SENHOR decidiu arrebatar Elias ao céu, num redemoinho. (II Reis 2,1).
Então, Elias foi arrancado da terra ou melhor, foi levado da terra num redemoinho. É o que a palavra diz e o foi em vida.
Os discípulos dos profetas que estavam em Betel saíram ao encontro de Eliseu e disseram-lhe: “Sabes que hoje o SENHOR vai arrebatar teu amo por sobre tua cabeça?” Ele respondeu: “Sim, eu sei; guardai silêncio!” (II Reis 2,3)
Quando os discípulos dos profetas comentaram sobre o arrebatamento Eliseu pediu que eles guardassem silêncio.
As vezes, meus irmãos, o silêncio é necessário. Deus é simplicidade. Deus é amor. Tudo tem a sua hora de ser falado. O arrebatamento de Elias, não era para ser visto como um espetáculo e sim como um ato de amor.
"Elias partiu e fez como o SENHOR lhe tinha ordenado. Foi morar junto à torrente de Carit, a leste do Jordão". (I Reis 17,5)
Observem no versículo acima que Elias chegou a mudar do local onde estava para obedecer o Senhor e assim, cumpriu a ordem recebida.
Por fazer a vontade de Deus, nada faltava, nem mesmo a comida. E Deus ordenou aos corvos para levar a comida para Elias.
Isso é maravilhoso! Deus é o Senhor do Impossível!
“Parte daqui e toma a direção do oriente. Vai esconder-te junto à torrente de Carit, a leste do Jordão. Lá beberás da torrente, e eu ordenei aos corvos que lá te dêem alimento”.(I Reis 17,3-4). O Senhor ordenou que Elias mudasse novamente e ele obedeceu. É isso, meus irmãos precisamos obedecer a Deus.
Vejamos os diáconos, padres, bispos,religiosos (as) e missionários (as) em geral, saem pelo mundo, obedecendo à hierarquia da Igreja, e o fazem por amor, anunciando a palavra do Reino de Deus.
Elias não reclamou e mudou, foi para onde Deus quis e quem foi lhe dar o sustento desta vez, era uma mulher que não tinha comida nem para ela e nem para o filho, veja o milagre:
"Depois, a palavra do SENHOR veio a ele, dizendo: “Põe-te a caminho, vai para Sarepta, na Sidônia, e fica morando ali, pois ordenei a uma viúva desse lugar que te dê sustento”. (I Reis 17,8)" "Ela respondeu: “† Juro, pela vida do SENHOR teu Deus, não tenho pão. Só tenho um punhado de farinha numa vasilha e um pouco de azeite na jarra. Eu estava apanhando dois pedaços de lenha, a fim de preparar esse resto para mim e meu filho, para comermos e depois esperarmos a morte”.(I Reis 17,11). Agora, preste muita atenção na medida do Senhor, quando você dá não te falta, ao contrário, é o que ocorre e aqui de uma forma extraordinária.
"Pois assim fala o SENHOR, Deus de Israel: ‘A vasilha de farinha não acabará e a jarra de azeite não diminuirá, até ao dia em que o SENHOR enviar a chuva sobre a face da terra’”. (I Reis 17,11)
Para completar houve mais problemas, pois o filho da mulher que lhe dava o sustento para o profeta, adoeceu e ia morrer, mas o profeta rezou e Deus interveio, observe: "Depois, por três vezes, estendeu-se sobre o menino e suplicou ao SENHOR: “SENHOR, meu Deus, te rogo, faz a alma deste menino voltar às suas entranhas”.(I Reis 17,20).
Quando Elias pediu a Deus para chover Ele o atendeu. (I Reis 18,43)
Quando Elias pediu ao Senhor para não chover Ele também ouviu a sua súplica:
"Assim Elias, que era um homem semelhante a nós, orou com insistência para que não chovesse, e não houve chuva na terra durante três anos e seis meses". (São Tiago 5,17).
Perceba que Elias orou com insistência. Ele insistiu com o Senhor, convenceu o Senhor para que chovesse. As vezes precisamos insistir na nossa oração, mas saiba que Ele atende, aquele que é fiel, aquele que obedece.
Elias também passou a pé enxuto quando as águas se dividiram, ele e o seu companheiro de viagem passaram.
"Elias tomou então seu manto, enrolou-o e bateu com ele nas águas, que se dividiram para os dois lados, de modo que ambos passaram a pé enxuto". (II Reis 2,8). O profeta Elias surgiu como o fogo, e sua palavra queimava como tocha. (Eclesiástico 48,1).
Estamos chegando no fim do mês vocacional, mas vamos refletir, sobre os escolhidos do Senhor. Uns são chamados a serem profetas, a denunciar as injustiças, a proclamar a vontade de Deus. Outros são chamados á vocação sacerdotal. Como é bom, ver padres santos, padres que têm vocação à santidade, que buscam viver e fazer a vontade de Deus.
É lindo observar as freiras, lutando por um mundo melhor. E precisamos observar a vida dos santos, dos profetas, de todos aqueles escolhidos por Deus.
Lembremo-nos irmãos, que Deus escolhe, que Deus chama, mas Ele não obriga as pessoas a realizarem a sua vontade, pois o chamado é único, é individual, é algo pessoal. Deus te chama pessoalmente. Ele chama por você. Ele faz esse chamado no seu coração. Dá uma inquietação. Muitos tentam fugir do chamado, mas depois percebem que não adianta correr contra a maré e quando a gente não obedece é infeliz. Portanto, te convido a ficar atento, a tudo observar, a dedicar a escuta, a ler a bíblia sagrada, a participar de encontros e conviver com pessoas que Deus coloca no seu caminho, as vezes, até de forma estranha.
Faça silêncio, tenha um coração dócil e abandone totalmente a sua vida, como fez o profeta Elias, que foi a onde Deus o mandou. Que foi fiel. Deus é fiel. Ele te chama e cabe a você dar uma resposta. Segundo Madre Tereza de Calcutá, as pessoas foram chamadas para fazer diferença, na sua família, cidade ou país.Ela disse também, que há aqueles que foram chamados para viver sua vocação, fazendo diferença no mundo! E você, foi chamado para fazer a "diferença" ?
Que Deus nos conceda a graça de dizer sim ao chamamento e a exemplo do Profeta Elias escutar e obedecer ao Senhor.

Grupo de Oração São Francisco de Assis -Vazante-MG