Diác. José de Ribamar dos Santos (Zeca)

Serviço Pastoral: Colaborador Paróquia São Pedro Apóstolo em Pindaré Mirim.

Casado com Ana Isabel Santos
Nascido dia 11/05/1959 em Arari (MA)
Ordenado dia 28/05/2010 na Comunidade São Sebastião em Pindaré-Mirim (MA)
Endereço: Rua do Sol, 06 / Alto do Bode, CEP: 65370-000 – Pindaré Mirim-MA – Cel: (98) 988674831
E-mail:josderibamar.dossantos@gmail.com
E-mail:diac.zeca@diocesedeviana.org.br
Facebook: josé ribamar santos

Lema: “ Aqui estou para fazer a Tua vontade” (Sl 40, 8 – 9)
José Ribamar dos Santos foi o primeiro diácono permanente da Paróquia de São Pedro Apostolo, cidade de Pindaré Mirim, sendo na ordem o segundo diácono permanente ordenado na Diocese de Viana no governo de Dom Xavier Gilles.

José de Ribamar dos Santos nasceu aos onze (11) dia do mês de maio do ano de (1959) mil novecentos e cinqüenta e nove, décimo segundo filho do casal: Martinho Benedito dos Santos e Aduzinda Almerinda dos Santos, na cidade de Arari, MA. Com três meses de vida recebe o sacramento do Batismo, na Paróquia Nossa Senhora da Graça, na cidade natal; aos 24 dias do mês de julho do mesmo ano, tendo como celebrante o Pe. Clodomir Brandt Silva. No mesmo ano muda-se para Pindaré – Mirim. Com a sua mãe aprende as primeiras lições sobre a vida cristã, entre outras, as primeiras orações do cristão. Aos doze anos recebe o sacramento da Eucaristia; aos quatorze recebe o sacramento da Crisma. A sua vida escolar teve início com as Sras. Zuíla Costa e Rita Serra Coelho, ambas lecionavam em suas residências. Em 1978, convidado por José Antonio Souza, entra para o grupo de jovens da Paróquia, “MOJOP” (Movimento Jovem Pindareense), coordenado pela Irmã Maria Aparecida Dias Ferraz, da Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, onde ganha do seu amigo Carlos Belfort, a sua primeira bíblia; no grupo recebeu ensinamentos de ordem religiosa e social. Ensinamentos que guarda e põem em prática até hoje. No dia 13 de junho de 1984 o Pe. Airton Franzem presidiu a celebração do seu casamento com Ana Isabel Santos, do qual nasceu Anna Karoline dos Santos e Anna Gabrielle dos Santos. Já casado e pai de duas meninas continua a trabalhar na igreja, nas pastorais do dízimo, do batismo, da caridade e matrimônio; como ministro extraordinário da comunhão e animador da comunidade Nossa Senhora das Graças, no bairro onde reside. Durante o ano (1999 / 2000) foi membro do Conselho Diocesano de Leigos onde desempenhou a função de 2º secretário, e tomou conhecimento sobre o diaconato permanente; entrando para o grupo de formação em 2001, no qual participava: Ferdnando, Durval e Ray; e com os formadores: os Padres Antônio Rodrigues, Denys Perret, e posteriormente o Pe Nilton Lima. Mas tarde entra para o grupo José Carlos Miranda.